Forças de Gaddafi e da oposição cometeram crimes de guerra–ONU

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 1 de junho de 2011 as 15:55, por: cdb

Forças de Gaddafi e da oposição cometeram crimes de guerra–ONU

GENEBRA (Reuters) – O Fórum de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) disse na quarta-feira que uma missão de investigação concluiu que as forças do líder líbio Muammar Gaddafi cometeram crimes de guerra e crimes contra a humanidade. Também havia evidências de crimes de guerra praticados pelas forças de oposição.

“A comissão chegou à conclusão de que crimes contra a humanidade e crimes de guerra foram cometidos pelas forças governamentais da Líbia”, disse o Conselho de Direitos Humanos em nota oficial.

“A comissão recebeu menos relatos de crimes contra a humanidade das forças de oposição, no entanto, encontrou alguns atos que constituem crimes de guerra”, disse o conselho sediado em Genebra, na Suíça.

Em abril, o conselho composto por 47 membros enviou à Líbia um grupo independente de especialistas em direitos humanos, incluindo um antigo presidente do Tribunal Penal Internacional, com o objetivo de investigar as supostas violações da lei internacional de direitos humanos.

O relatório da comissão, entregue ao conselho na quarta-feira, é baseado nos encontros do grupo com 350 pessoas ao redor do país, milhares de páginas de documentos e fotos, além de centenas de vídeos.

Os especialistas apontaram alegações de uso excessivo de força, assassinatos extrajudiciais, tortura, interferência na liberdade de expressão, violência sexual, ataques contra civis e o uso de crianças-soldado, entre outros.

(Reportagem de Juliane von Reppert-Bismarck)

Reuters