Forças anti-talibã avançam em Tora Bora

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 10 de dezembro de 2001 as 18:17, por: cdb

Os bombardeios aéreos comandados pelos Estados Unidos estão se concentrando nas Montanhas Brancas, no leste do Afeganistão, nesta segunda-feira, em uma tentativa de enfraquecer as defesas de Al Qaeda, que possivelmente estão protegendo um esconderijo de Osama bin Laden. Os ataques, realizados ao sul de Jalalabad e perto da fronteira com o Paquistão, começaram ao raiar do dia.

Forças anti-talibã, por sua vez, afirmaram ter capturado dois centros de comando e um complexo de túneis na região, em um avanço significativo ocorrido nas últimas 24 horas. De acordo com informações da frente de batalha, os combatentes de Al Qaeda responderam ao fogo de forças da Aliança do Norte com morteiros e tanques de locais que haviam sido duramente atingidos por bombardeios aéreos nos últimos dias.

Autoridades dos Estados Unidos e comandantes das forças de oposição acreditam que cerca de mil combatentes de Al Qaeda estejam entrincheirados nas Montanhas Brancas, na região de Tora Bora, enquanto comandantes da Aliança afirmaram ter encurralado os membros de Al Qaeda. O grupo está desenvolvendo um plano para obrigar os inimigos a abandonar os labirintos de túneis e cavernas que existem no local.

Já o chefe de Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas norte-americanas, general Richard Myers, declarou que suas tropas estavam conseguindo evitar que importantes líderes do Talibã e da Al Qaeda fugissem do Afeganistão e disse acreditar que bin Laden ainda está no país.