Força aérea americana leva “Mãe de todas as bombas” para o Golfo

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 10 de abril de 2003 as 10:00, por: cdb

A força aérea norte-americana começou a enviar para a região do Golfo várias bombas Moab de 9,5 toneladas, as maiores do arsenal convencional dos Estados Unidos, indicou na quarta-feira uma autoridade da Defesa norte-americana

A utilização que os Estados Unidos pretendem dar a estas bombas, que tem poder de destruição equivalente ao de um pequeno engenho nuclear, permanece em segredo.

“O que nos foi dito hoje é que estão a caminho”, revelou a fonte sob anonimato. Oficialmente batizado como Moab (Munição Maciça com efeito de sopro), este engenho é oficiosamente chamado como “mother of all bombs” (mãe de todas as bombas).

A Moab é uma versão mais potente da “daisy cutter” (cortadora de margaridas), bomba de 6,75 toneladas que foi utilizada no Vietnã, mas também na primeira guerra do Golfo e no Afeganistão, onde serviu para atacar as grutas onde se abrigaram talibã e membros da Al-Qaida.

A Moab está equipada com um sistema de orientação por satélite e por uma cápsula que permite controlá-la até 13 metros do alvo.