Flamengo tem jogo decisivo em Salvador

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 19 de outubro de 2002 as 17:28, por: cdb

O jogo contra o Vitória, neste domingo, em Salvador, talvez seja, até agora, o mais importante do Flamengo no Campeonato Brasileiro. Pela primeira vez na competição figurando na zona de rebaixamento, o time rubro-negro precisa iniciar bem a seqüência de três partidas fora de casa, sob o risco de afundar ainda mais.

O Rubro-negro carioca, recentemente derrotado pelo Vasco, é o 24o colocado, com 19 pontos em 17 jogos. Seus desafios subseqüentes serão contra Figueirense e Santos, times que vêm bem no campeonato. Já o time baiano vem de goleada fora de casa sobre o Botafogo e está na sétima posição, com 27 pontos em 18 partidas.

Para que não se repita o desespero do ano passado, quando o Flamengo chegou na última rodada necessitando vencer o Palmeiras para fugir da Segunda Divisão, os jogadores terão de encarar essas oito partidas restantes como verdadeiras decisões.

“Ainda restam oito jogos e agora temos de pensar em escapar do rebaixamento. Pior do que está, não existe. Temos de ser otimistas e pensar para frente. Daqui para frente, todo jogo vai ser uma final de Copa do Mundo para nós”, discursou o atacante Zé Carlos.

Três titulares vão desfalcar o Flamengo: o goleiro Júlio César, com uma contratura na coxa esquerda, o zagueiro Fernando, com uma contusão no joelho direito, e o lateral-esquerdo Athirson, que recebeu o terceiro cartão amarelo no último jogo e cumprirá suspensão automática.

O técnico Evaristo de Macedo ainda tem algumas dúvidas para definir os substitutos. No gol, é certa a entrada de Diego, assim como a de Anderson na lateral esquerda. O grande problema está na zaga, já que além do capitão Fernando, o outro titular, Flávio, ainda se recupera de uma labirintite. O mais provável é que André e André Bahia sejam escalados, mas Renan e Valnei correm por fora.

No Vitória, o técnico Joel Santana repetirá a equipe que goleou por 4 x 1 o Botafogo, no Caio Martins. A grande esperança de gols dos baianos continua sendo a dupla de ataque formada por Allan Delon e Aristizábal. Os dois construíram o placar diante do Glorioso, na última quinta-feira.

O Flamengo poderá ser o terceiro carioca a sucumbir à força do Vitória. Além do Botafogo, o time baiano venceu o Fluminense. “Temos de mostrar a mesma força em casa. No Barradão, não temos de respeitar ninguém. Vamos atropelar o Flamengo no domingo”, afirmou o confiante Aristizábal.

VITÓRIA x FLAMENGO

Data: 20/10/2002 (domingo)
Local: estádio do Barradão, em Salvador
Horário: 16 horas
Juiz: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR)
TV: Globo, ao vivo

Vitória
Jean; Ramalho, Marcos, Emerson e Leílton; Xavier, Dudu, Elson e Fernando; Aristizábal e Allann Delon.
Técnico: Joel Santana

Flamengo
Diego; Alessandro, André (Renan), André Bahia (Valnei) e Anderson; Jorginho, André Gomes, Fábio Baiano e Iranildo; Zé Carlos e Liédson
Técnico: Evaristo de Macedo