Fla e Bota decidem vaga para a final da Taça GB

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010 as 11:21, por: cdb

Passado os festejos do Carnaval, as atenções no Rio se voltam para outra grande paixão do brasileiro: o futebol. Flamengo e Botafogo se enfrentam nesta Quarta-Feira de Cinzas, às 21h50, no Maracanã, pela semifial da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca. O Rubro-Negro aposta na sua dupla de ataque, formada por Adriano e Vagner Love, para sair vitorioso. Já o Glorioso deposita suas esperanças na classificação para a final no técnico Joel Santana, que é um especialista em conquistar títulos cariocas e conhece muito bem o Fla (comandou o time na histórica arrancada no Brasileiro em 2007 e foi campeão Carioca em 2008).

Outro fato que deve apimentar o jogo desta noite é a rivalidade entre os clubes, que aumentou muito recentemente. Flamengo e Botafogo decidiram os últimos três Cariocas. O Fla levou a melhor em todos os confrontos. Porém, o Alvinegro está usando isso como motivação e promete dar o troco nos rubro-negros.

O vencedor da partida desta quarta enfrenta o Vasco no próximo domingo, no Maracanã, na decisão do primeiro turno.

A força do Flamengo está no seu ataque. O Rubro-Negro foi o time que mais marcou na competição: 21 gols. O Império do Amor foi responsável por 11 gols. Porém, o ponto fraco do Fla é a defesa. O time foi vazado em todos os jogos. Ao todo, já são 12 gols sofridos. Por isso, o técnico Andrade priorizou os ajustes ao sistema defensivo durante os dez dias que teve para preparar o time.

Na Gávea, o assunto nos últimos dias foi a liberação dos jogadores para curtir o Carnaval perto de uma partida decisiva. Muitos jogadores rubro-negros  foram até o Sambódromo assistir aos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro. Apesar de a presidente Patrícia Amorim ter dito que se fosse atleta, não compareceria ao evento, os festejos foram minimizados no clube.
A novidade no Fla será o retorno do meia Petkovic, que estava afastado do time depois que cometeu ato de indisciplina no Fla-Flu. Porém, Vinícius Pacheco, que vem tendo boas atuações, deve continuar como titular e o sérvio deve começar o jogo no banco de reservas.

Joel faz mistério para o duelo contra o Fla

O Botafogo não se abalou com a derrota de 1 a 0 para o São Raimundo na última quarta-feira na estreia da Copa do Brasil e acredita em um triunfo contra o Fla. Para isso, Joel Santana fez muito mistério durate os dias de preparação para a partida. O treinador alvinegro comandou alguns treinos fechados e preparou algumas novidades para surpreender o Rubro-Negro.

Uma das supresas de Joel pode ser a entrada do volante Somália, embora o mais provável seja a manutenção do time que perdeu para o São Raiumundo. As esperanças de gols do Alvinegros estão em Herrera e Loco Abreu. O uruguaio tem cinco gols no Carioca, quatro de cabeça, sua principal característica. Porém, o próprio atacante já disse que o Bota não pode se restringir às jogadas aéreas.

Em General Severiano, a partida é encarada como uma prova para o time, que busca reconquistar a confiança da torcida.

– Não podemos dizer que é mais um jogo. É uma prova de fogo. Precisamos muito da vitória, pretendemos mostrar a cara do Botafogo, mas respeitando o Flamengo – explicou o goleiro Jefferson.

Ficha técnica:

Flamengo x Botafogo

Flamengo: Bruno, Leonardo Moura, Álvaro, Ronaldo Angelim e Juan; Willians, Toró, Kleberson e Vinícius Pacheco; Vagner Love e Adriano. Técnico: Andrade.

Botafogo: Jefferson, Antônio Carlos, Fahel e Fábio Ferreira; Alessandro, Leandro Guerreiro, Eduardo e Marcelo Cordeiro; Herrera e Loco Abreu. Técnico: Joel Santana.

Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ). Data: 17/02/2010. Árbitro: Luís Antônio Silva dos Santos. Auxiliares: Ediney Guerreiro Mascarenhas e Marco Aurélio dos Santos Pessanha.