Fina volta atrás e confirma mundial de natação em Montreal

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 10 de fevereiro de 2005 as 11:43, por: cdb

O comitê executivo da Federação Internacional de Natação (Fina) voltou atrás e informou nesta quinta-feira que o Mundial de 2005 será disputado entre 17 e 31 de julho na cidade canadense de Montreal, que tinha tido sua candidatura retirada pela própria entidade em 19 de janeiro.

A decisão foi anunciada ao final de uma reunião extraordinária realizada nesta quinta-feira em  Frankfurt, onde a a Fina reconsiderou a decisão tomada há pouco menos de um mês, quando inclusive abriu um prazo para a apresentação de novas candidaturas.

A Fina ressaltou “o esforço dos governos, cidades e federações nacionais das candidatas” para substituir Montreal – Atenas, Berlim e Moscou – que apresentaram seu programa alternativo em um curto período de tempo, demonstrando seu compromisso e capacidade para organizar o campeonato com menos de seis meses de margem”.

O Mundial volta assim a Montreal tendo em conta o apoio demonstrado pelos governos canadenses e a própria cidade, que mostrou seu compromisso para respeitar todas as obrigações contratuais assinadas em 2001, quando foi escolhida sede.

Além disso, a Fina também teve em consideração “o trabalho realizado pelo comitê organizador durante os três últimos anos, a experiência acumulada e os investimentos feitos para completar as infra-estruturas”.

A federação internacional acrescenta que também recebeu “vários pedidos de cidadãos e organizações de Montreal em apoio da organização do campeonato”, assim como por um “importante número de federações nacionais, que já tinham completado todos os preparativos (passagens de avião, alojamento…) para sua participação em Montreal”.