Filme sobre Helena Meirelles será lançado em MS

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 28 de agosto de 2004 as 15:36, por: cdb

O cineasta carioca Francisco de Paula lança na terça-feira, dia 31, o longa-metragem Helena Meirelles, a Dama da Viola. O filme será apresentado no Cinemark, no shopping Campo Grande às 21h.

Helena Meirelles, que teve pneumonia e esteve internada na Santa Casa, vai poder assistir a sua trajetória de 80 anos de vida.

A partir de segunda-feira, dia 30, a entrada será 1 kg de alimento. Serão disponibilizados 330 ingressos e o que for arrecadado será doado a uma instituição de caridade.

A produção tem 75 minutos e mostra a instrumentista sul-mato-grossense em diversas fazendas de Mato Grosso do Sul tocando várias músicas de seu repertório. “O objetivo do filme é divulgar a arte da Dona Helena e toda a carga cultural em que ela está inserida, como as comitivas pantaneiras e o tereré”, explica Francisco de Paula.

Após a Capital de Mato Grosso do Sul, Helena Meirelles, A Dama da Viola já está programado para ser exibido no Rio de Janeiro, no Festival BR, dia 26 de setembro no Cine Odeon.

“Espero que a Dona Helena já tenha condições de viajar e possa vir ao Rio prestigiar o filme”, ressalta Francisco, referindo-se ao estado de saúde da instrumentista, ainda se recuperando de uma forte pneumonia que a deixou internada no mês passado. “A Dona Helena merece ter seu talento reconhecido em vida e ser tratada como uma das maiores artistas do país”, afirma o diretor.

Helena Meirelles, A Dama da Viola começou a ser produzido em 2001. Francisco de Paula se interessou em contar a história de Helena Meirelles após ler num jornal uma matéria sobre a instrumentista. Depois de conseguir o telefone da sul-mato-grossense com uma amiga que reside em Bonito, o diretor entrou em contato com Helena, que o chamou para passar o Natal de 2000 em Presidente Epitácio, interior de São Paulo, onde ela residia na época. “Acabei ficando 10 dias com a Dona Helena e nossa relação virou uma amizade”, conta.