Fiesp pede que bancos também reduzam juros; Força critica decisão do BC

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 18 de abril de 2012 as 17:37, por: cdb

Fiesp pede que bancos também reduzam juros; Força critica decisão do BC

Por: Redação da Rede Brasil Atual

Publicado em 18/04/2012, 20:33

Última atualização às 20:33

Tweet

São Paulo – O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, ao comentar a redução da taxa básica de juros para 9% ao ano, cobrou os bancos. Segundo ele, “a queda nos juros precisa chegar também aos tomadores finais”. Para Skaf, os ganhos de eficiência e escala – “conquistados pelos bancos com o crescimento do mercado de crédito” – não se refletiram na oferta de financiamentos mais baratos.

O crédito da economia correspondia a 24,3% do PIB em janeiro de 2004 e hoje está em 48,8%, lembrou o empresário, destacando ainda a redução do chamado Risco Brasil, que também dá margem para a queda dos juros. “O Banco Central vem baixando os juros há seis meses. Nesse contexto, os bancos devem baixar a taxa de juros para as pessoas físicas e jurídicas. É preciso estimular o crédito para sustentar o crescimento econômico e a criação de empregos no Brasil.”

Já o presidente da Força Sindical, o deputado federal Paulo Pereira da Silva, o Paulinho (PDT-SP), disse considerar “extremamente tímida” a queda de 0,75 ponto”.

Entendemos que, com esta queda conta-gotas, o Banco Central perdeu uma ótima oportunidade para fazer uma drástica redução na taxa de básica juros, que poderia funcionar como um estímulo para a criação de novos empregos e para o aumento da produção no país”, afirmou, acrescentando que o Banco Central voltou a frustrar as expectativas dos trabalhadores.