Fidel tem ‘saúde’ para disputar eleição, diz Raul Castro

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 25 de dezembro de 2007 as 15:34, por: cdb

O presidente interino de Cuba, Raul Castro, disse que seu irmão, Fidel Castro, está saudável o suficiente para concorrer à reeleição nas eleições parlamentares em Cuba, agendadas para a próxima semana.

Segundo Raul Castro, há apoio dentro do Partido Comunista para que Fidel Castro concorra novamente nas eleições.

Em julho de 2006, Fidel Castro passou temporariamente o poder para seu irmão Raul para poder se submeter a uma cirurgia de emergência.

Ele não foi visto em público desde então, o que gerou uma especulação intensa sobre a saúde do líder. Também se discute se o governo de partido único poderia sobreviver sem sua liderança.

Se quiser voltar a assumir a presidência de Cuba, Fidel Castro precisa concorrer novamente a uma vaga na Assembléia Nacional.

Ele já foi indicado como candidato e o comentário do irmão, Raul, indica que um possível retorno de Fidel Castro à presidência não foi descartado e que há apoio para candidatura.

Na semana passada, Fidel, afastado da presidência há 16 meses, deu a entender que não se apegaria ao poder em Cuba, e indicou a possibilidade de ceder o posto a uma geração de políticos mais jovens.

“Meu dever fundamental não é me agarrar ao poder – e muito menos bloquear o caminho dos jovens”, escreveu o líder em uma carta citada pela televisão cubana na semana passada.