Fidel fala sobre seu estado de saúde e diz que está melhor

Arquivado em:
Publicado Quinta, 24 de Maio de 2007 às 14:06, por: CdB

Ao comentar pela primeira vez em detalhes o seu estado de saúde, o presidente de Cuba, Fidel Castro, disse na quarta-feira que, após passar por várias cirurgias no intestino, sua saúde está melhor.

Segundo as declarações de Fidel, feitas em um artigo editorial divulgado pelo governo cubano por e-mail, as primeiras operações não foram bem-sucedidas, o que levou a um longo período de recuperação.

- Por muitos meses eu dependi de tubos e cateteres pelos quais eu recebia boa parte da minha alimentação -, afirmou.

Agora, no entanto, Fidel disse que estabilizou seu peso ao redor de 80 quilos e já consegue comer sem a ajuda de aparelhos. Aos 80 anos, o líder cubano afirmou que o único desafio que permanece para a sua completa recuperação é a idade.

- Nenhum perigo é maior do que aqueles relacionados ao envelhecimento -, afirmou.

Ele disse ainda que "abusou" de sua saúde "durante os tempos incertos" em que viveu. O presidente cubano não é visto em público desde julho do ano passado, quando foi submetido a uma cirurgia intestinal e passou o comando do país temporariamente a seu irmão, Raúl Castro.

Em Cuba, a saúde de Fidel é tratada como segredo de Estado. Durante esse período de recuperação, o presidente já apareceu algumas vezes em fotos e em seis vídeos, o mais recente no final de janeiro.

Um sétimo vídeo, no qual Fidel aparece se encontrando com uma delegação chinesa, não foi veiculado em Cuba.

Autoridades em Cuba dizem que é apenas uma questão de tempo até que Fidel retome suas funções completamente.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo