Fidel Castro e Papa Francisco se encontram em Cuba

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 20 de setembro de 2015 as 18:25, por: cdb

Por Redação, com DW – de Havana:

O Papa Francisco realizou um encontro particular neste domingo com o ex-líder cubano Fidel Castro. A reunião com Castro, que governou Cuba por quase meio século até deixar o poder em 2006 por conta de problemas de saúde, foi realizada na casa do ex-presidente e durou entre 30 e 40 minutos.

O encontro ocorreu após a missa realizada pelo pontífice na Praça da Revolução, em Havana.

Papa Francisco
O encontro ocorreu após a missa realizada pelo pontífice na Praça da Revolução, em Havana

– O Papa foi com um pequeno grupo à residência do comandante – afirmou o padre Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano.

Ele disse, ainda, que o encontro aconteceu em um ambiente “muito familiar e informal” e os dois conversaram sobre temas internacionais da atualidade.

Francisco e Fidel trocaram presentes. O ex-presidente presenteou o pontífice com o livro “Fidel e a religião”, com uma entrevista que o teólogo brasileiro Frei Betto lhe fez em 1985. Já o Papa entregou ao ex-presidente cubano um livro sobre a relação entre humor e religião, além da encíclica escrita por ele sobre o meio ambiente, a Laudato Si.

Fidel Castro, de 89 anos, também se encontrou com o Papa anterior, Bento 16, quando este visitou Cuba em 2012. Francisco deverá ainda se reunir à tarde (horário local) com o atual presidente do país, Raúl Castro.