Fibras reduzem o risco de doenças cardíacas em idosos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 2 de abril de 2003 as 11:28, por: cdb

Idosos que comem diariamente duas fatias de pão integral ou uma porção de cereal rico em fibras podem reduzir seu risco de sofrer de doenças cardiovasculares, afirmou um pesquisador nesta terça-feira.

A ingestão de pão integral ou de cereal rico em fibras baixou em 21 por cento o risco para doenças cardiovasculares em um grupo de adultos com mais de 65 anos se comparado com aqueles com o menor consumo de fibras de cereais, de acordo com um estudo divulgado na publicação Journal of the American Medical Association.

“Apesar de a redução do risco não ter sido grande, ela foi percebida com uma alteração muito modesta na dieta”, observou o autor do trabalho, Dariush Mozaffarian, da Universidade de Washington. Até mesmo uma pequena alteração na dieta — equivalente a duas fatias de pão integral por dia — baixou o risco para tais enfermidades.

O estudo afirma que os pães pretos foram mais eficientes na redução do risco de doenças cardiovasculares do que outras fontes de fibra de cereal.

Doenças cardiovasculares são a principal causa de morte e incapacitação entre idosos nos Estados Unidos, de acordo com o trabalho, e a alteração na dieta pode reduzir até mesmo os riscos de uma pessoa com idade avançada.

“Comparada com intervenções médicas ou cirúrgicas, alterações nutricionais são relativamente de baixo risco, baixo custo e de fácil acesso”, afirmou Mozaffarian. No início da pesquisa, nenhum dos 3.588 homens e mulheres envolvidos sofria de doenças cardiovasculares.

Os resultados do trabalho, que acompanhou os voluntários por uma média de nove anos, levaram em consideração variáveis como idade, sexo, diabetes, fumo, prática de exercícios físicos, ingestão de álcool, e consumo de legumes, verduras e frutas.