FHC inaugura ligação de energia elétrica entre Brasil e Venezuela

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 12 de agosto de 2001 as 16:10, por: cdb

O presidente Fernando Henrique Cardoso vai inaugurar nesta segunda-feira, em Santa Elena de Uairén, na Venezuela, a interconexão do complexo hidrelétrico de Guri-Macágua com a cidade de Boa Vista (RR). A linha de transmissão foi concluída no último mês de julho pelos venezuelanos e irá beneficiar, diretamente, mais de 90% da população do estado de Roraima. O trecho brasileiro do complexo já está finalizado desde 1999 mas, com o atraso das obras por parte da Venezuela, somente no último dia 15 de julho os roraimenses passaram a receber energia hidrelétrica, uma vez que o estado utilizava energia térmica a diesel para o abastecimento.

A linha de transmissão de Guri-Macágua terá 676 quilômetros de extensão e capacidade de gerar 200 megawatts (MW) para Roraima. A expectativa do governador do estado, Neudo Campos (PPB), é que os gastos da população se reduzam pela metade com a nova fonte de energia hidrelétrica. Segundo ele, o preço de 1 megawatt gerado pelas termelétricas é da ordem de US$ 125,00, enquanto o mesmo megawatt proveniente do complexo Guri-Macágua será US$ 26,00.

“Essa é uma grande boa notícia em termos energéticos. Não só obtivemos energia de alta qualidade, como reduzimos substancialmente o seu custo”, disse.