Festival do Rio 2003 vai animar lazer do carioca

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 4 de setembro de 2003 as 16:22, por: cdb

A partir do dia 25 de setembro até 9 de outubro, será realizado o Festival do Rio 2003, patrocinado pela Prefeitura do Rio e pela Petrobras Distribuidora. A quinta edição do Festival do Rio vai exibir 300 filmes, promover seminários sobre a indústria cinematográfica e ampliar seu circuito de exibição: além da praia de Copacabana, das mais de 20 salas de cinema, o festival estende-se até às lonas culturais de Anchieta, Campo Grande, Realengo, Bangu, Vista Alegre e Guadalupe.

Este ano, a Première Brasil, mostra competitiva brasileira do Festival , passa a ter um júri oficial (exceto voto popular), presidido pelo cineasta Cacá Diegues e composto por Lucélia Santos, Beto Brant, e a diretora do Departamento de Cinema do MoMa em Nova Iorque, Jytte Jansen.
A organização do Festival selecionou 21 filmes e 21 curtas para participar da Première Brasil 2003, que este ano se caracteriza pela forte presença de cineastas estreantes na direção de longas-metragens.

Deles, 12 longas disputarão o prêmio do festival -seis de ficção e seis documentários, em categorias diferentes. Os curtas em competição são 16. Os filmes selecionados para a Première Brasil concorrerão ao Prêmio Festival do Rio nas seguintes categorias: Melhor Longa-Metragem Ficção; Melhor Longa-Metragem Documentário; Melhor Curta-Metragem; Melhor Direção; Melhor Ator; Melhor Atriz; Prêmio Especial do Júri; Melhor Longa Voto Popular; e Melhor Curta Voto Popular.

Além das mostras Hors Concours e das competitivas Ficção, Documentário e Curtas, a novidade da Première Brasil será a Première Brasil Retratos – programa não competitivo que engloba documentários sobre personagens relevantes na história do Brasil e na formação cultural do país.