Festival de teatro de animação leva bonecos da Europa e da América Latina ao Rio

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 27 de agosto de 2011 as 17:13, por: cdb

Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O Aterro do Flamengo, na zona sul do Rio de Janeiro, será palco neste fim de semana de um dos maiores festivais de teatro de animação do mundo. Reunindo companhias da Europa, América Latina e do Brasil, o Projeto Sesi Bonecos vai oferecer gratuitamente ao público, hoje (27) e amanhã (28), 50 espetáculos dos mais diferentes estilos.

Segundo a idealizadora da iniciativa, Lina Rosa Vieira, o objetivo é garantir entretenimento de qualidade não apenas a crianças, mas para toda a família. “Vamos ter atrações para todas as idades, com uma diversidade cultural muito grande. O espetáculo mostra que o teatro de bonecos não é só para crianças e não representa apenas uma manifestação folclórica, mas pode ser um espetáculo muito contemporâneo e sofisticado, num verdadeiro carrossel cultural”, afirmou.

Ela ressaltou que um dos destaques da programação é o grupo mineiro Giramundo, que completa 40 anos. Além da apresentação, na abertura do evento, o grupo fará uma exposição comemorativa, que reúne seus 110 bonecos mais importantes, entre heróis e vilões, que participaram de montagens para teatro, TV e vídeo desde 1971.

Lina Rosa Vieira também enfatizou que, nesta edição, o público poderá assumir novos papéis, passando a ser boneco e bonequeiro por meio das atividades oferecidas. “Teremos uma cenografia interativa e os participantes poderão ter experiências bem interesantes”, acrescentou.

Para a estrutura do festival, estão sendo utilizadas 500 toneladas de equipamentos. Além disso, cerca de mil pessoas trabalham na montagem de cinco palcos gigantes com telões de alta definição. A expectativa é que pelo menos 60 mil pessoas assistam ao festival no Rio de Janeiro. Antes de vir para a capital fluminense, o espetáculo foi apresentado em São Paulo.

A programação do evento, que começa hoje, às 16h30, pode ser conferida no site www.sesibonecos.com.br.

Edição: Lana Cristina