Festival de ópera ao ar livre chega ao Rio

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 14 de outubro de 2009 as 13:56, por: cdb

O Rio de Janeiro recebe nesta sexta-feira o festival Ópera na Tela, que exibirá filmes de ópera ao ar livre na Praça do Centro Cultural Correios, no Centro da cidade. A exibição contará com uma tela gigante e projeção em alta definição e som digital. O evento integra as comemorações oficiais do Ano da França no Brasil.
 
– O Festival Ópera na Tela levará uma série de grandes produções, a maioria inédita, ao Rio. É quase como trazer a Ópera de Paris, o Palais Garnier, ao Rio. O público carioca poderá assistir performances históricas –, destacou o diretor de Relações Internacionais do Ministério da Cultura, Marcelo Dantas.
 
Serão exibidas no festival óperas como Mireille, ópera de Gounod que foi apresentada no dia 14 de setembro na abertura da temporada 2009 do Palais Garnier em Paris e a pré-estreia de Macbeth de Verdi, que foi apresentada em maio de 2009 na Opéra Bastille.

Entre os títulos da mostra na Praça estão também A Valquíria (Wagner), com Simon Rattle à frente da Filarmônica de Berlim em 2007, Dido e Enéas, de Purcell, filmado em 2008 e a Tosca de Benoit Jacquot com Roberto Alagna e Ângela Gheorghiu, regência de Antonio Pappano.
 
O festival também terá uma ação formadora de platéia, a cargo do maestro Ricardo Prado, dirigida a alunos e professores das redes privada e pública. O evento também promove um seminário, debates teóricos e ateliês voltados a cineastas, músicos, produtores, estudantes e técnicos ligados à música, ao vídeo e ao cinema sobre a relação entre o cinema e as outras artes e os conceitos e as técnicas de filmagem de espetáculos
 
Estarão presentes Gabrielle Babin, diretora do Departamento Cultura e Espetáculos da TV Cultural francesa ARTE; Pascale Dopouridis, diretora do Departamento Cultura e Espetáculos de France Télévisions; François Duplat, produtor da Bel Air Media; e os diretores Don Kent, Andy Sommer e François Roussillon, que também é produtor da FRA Productions Distributions.

Serviço:
Ópera na Tela
De 16 a 25 de outubro
Praça do Centro Cultural Correios
Rua Visc Itaboraí, 20 – Centro – Rio de Janeiro
Ingressos: R$ 4 e R$ 2
www.operanatela.com