Festivais animam o verão europeu

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 27 de junho de 2003 as 04:26, por: cdb

O sol brilha para a música pop no verão europeu, quando neste final de semana as guitarras suarão diante de esperadas 200 mil pessoas nos festivais Glastonbury (Inglaterra) e Roskilde (Dinamarca), dando real início à temporada de megaencontros de jovens em torno da animação do clima quente e de muitas das bandas de rock e música eletrônica mais famosas do planeta.

O nome do artista brasileiro está inserido no parágrafo inicial porque o músico baiano, o grupo mineiro Skank e o pernambucano DJ Dolores & Orchestra Santa Massa se misturarão na lista de atrações do festival dinamarquês, que começou ontem e vai até domingo. Brown e DJ Dolores se apresentam hoje aos nórdicos. O Skank sobe ao palco neste sábado.

O Roskilde, juntamente com o espanhol Benicàssim (em agosto), são os dois paraísos sonoros para quem busca um festival gigante fora da Inglaterra.

O festival dinamarquês, com quatro palcos para 150 bandas, espera contabilizar um público perto de 100 mil pessoas até domingo. Espera ainda apagar de vez o fantasma da desastrosa edição de 2000, quando nove fãs do Pearl Jam morreram esmagados por um tumulto em frente ao palco onde se apresentava a banda.

Na Inglaterra, de sexta a domingo, acontece o gigante Glastonbury (três palcos, 200 bandas, 120 mil pessoas), uma das maiores “cidades” do mundo para quem procura música, teatro, comediantes, debates, bebidas, conhecer novas pessoas, se divertir, como é o mote do evento. Apenas o rumor de que o Radiohead estrelaria o festival fez esgotar, meses atrás, os ingressos do sábado.