Feira do Livro: campanha de 2012 foi lançada nesta terça (17). Evento literário inicia dia 28 de abril

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 18 de abril de 2012 as 08:07, por: cdb

Publicada em 18/04/2012 – Atualizado em 18/04/2012 10h57m

Feira do Livro: campanha de 2012 foi lançada nesta terça (17). Evento literário inicia dia 28 de abril

O Salão Nobre do edifício João Fontoura Borges (antiga SUCV) transformou-se em palco literário, nesta terça-feira (17), para o lançamento oficial da Feira do Livro 2012. A solenidade, apresentou a campanha da edição e oficializou as personalidades homenageadas neste ano. Representando o prefeito, a Secretária Municipal de Cultura, Iara Druzian, chamou a atenção para a evolução que a Feira tem apresentado ao longo dos anos. “A cada ano a Feira cresce e fica melhor. Este é um fato que fica evidenciado desde a realização de sua primeira edição. Trata-se de um espaço que promove a democratização da literatura e agrega outras formas de cultura e de arte. A população absorve isso. Tanto que a cada edição são batidos recordes de exemplares vendidos” destaca a titular da pasta.

A Feira do Livro de Santa Maria acontecerá de 28 de abril a 13 de maio, na Praça Saldanha Marinho, e tem como Patrono o escritor e professor de Literatura do curso de Letras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Pedro Brum Santos. Cronista do Jornal A Razão, Brum assina quase quatro dezenas de publicações, entre livros solo, co-autorias, artigos de caráter acadêmico, entre outras. Orgulhoso com a homenagem, Brum demonstrou gratidão aos alunos, pois sem eles não existiria este importante mercado para as publicações literárias e apontou a Feira do Livro como um marco importante para o desenvolvimento da literatura. “A Feira é um espaço que envolve autores, editores, livreiros e leitores. Enfim, um conjunto artístico muito importante para o mundo da literatura, fazendo com que durante todos esses dias, tudo gire em torno da literatura na cidade, reafirmando o incentivo e o valor do livro na rede literária”, afirma o Patrono.

O Homenageado é o historiador santa-mariense Romeu Beltrão, autor de Cronologia Histórica de santa Maria e do Extinto Município de São Martinho, uma das mais importantes obras sobre a história de Santa Maria, além da biografia do Cel. Niederauer, publicada em crônicas no Jornal A Razão e editada com o incentivo Câmara de Vereadores de Santa Maria, sob o título de Vanguardeiro de Itororó, em 1998. Já a Educadora Homenageada é a professora santa-mariense Maria Luiza Ritzel Remédios, graduada pela FIC (atual Centro Universitário Franciscano – Unifra), aposentada da UFSM e atuante na Pós-Graduação em Letras da PUC-RS. O Patrono e os Homenageados da edição 2012 foram escolhidos pela Comissão Organizadora da Feira do Livro de Santa Maria.

 

Lançamentos

 

Desde o dia 8 de março, a Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide recebe as inscrições para os interessados em participar de lançamento de livros, apresentações artísticas ou mesmo efetuar agendamento de visitas à Feira. Para participar basta efetuar o cadastro até o dia 20 de abril, na Biblioteca (Av. Presidente Vargas, 1300), das 8h às 16h. No ato de inscrição o autor pode escolher o dia e o horário para o lançamento de sua obra, conforme disponibilidade prévia. Os lançamentos dos títulos infantis acontecerão das 14h às 16h30 e os demais livros das 17h30 às 19h. A Feira do Livro é uma realização da Prefeitura Municipal, Câmara do Livro, CESMA, UFSM, UNIFRA, 8ª Coordenadoria Regional de Educação, SESC-RS e SESI-RS. Segundo a Comissão Organizadora da Feira, a agenda cultural do evento está sendo construída.