Feira Agroecológica do Benfica comemora 2 anos de uma nova cultura alimentar e celebra o sagrado feminino

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 9 de março de 2012 as 15:03, por: cdb

Organizada peloGrupo de Consumidores Responsáveis do Benfica, no dia 10 de março de 2012(sábado), de 7h às 12h, na Praça daGentilândia, no bairro Benfica, emFortaleza, a Feira Agroecológica do Benfica comemorará 2 anos de atividades. Aatividade abordará temáticas como sustentabilidade, consumo responsável,consciência socioambiental, e, devido a recente data comemorativa do dia 8 demarço, também celebrará o sagrado feminino.

 

O encontro érealizado quinzenalmente na Praça da Gentilândia e tem como objetivo principalgerar mudanças no ato de consumo, tornando não somente responsáveis osconsumidores, mas abrindo cenário para os produtores rurais que fazem parte daexposição, representando a Associação de Produtores Ecológicos do Maciço deBaturité e o Sítio Vale da Diversidade, em Mulungu, ambos do Ceará.

Para a edição destesábado, estão programadas exercícios ligados à questão corporal, comoconsciência e saúde, como piqueniques vegetarianos, mas também a nível mental,trazendo ao espaço o yoga, o tai chi chuan, a biodança, além deoutras ações educativas e lúdicas como debates, rodas de conversas eapresentações artísticas.

 

“Essa edição teráum formato diferenciado, além da comemoração do aniversário da Feira, terá comotemática a celebração do feminino do aspecto ecológico, não da mulher em si.Fugindo, assim, da dicotomia entre homem e mulher. A intenção é alcançar umequilíbrio entre o feminino e masculino. Realizaremos uma roda de conversasobre o livro Mulheres que correm com oslobos”, afirmou João Lucas Castanha, um dos coordenadores do Grupo deConsumidores Responsáveis do Benfica, e que também faz parte da AssociaçãoCivil Alternativa Terrazul.

Alimentos semagrotóxicos, compotas de doces caseiros, variedade de legumes, frutas everduras, feirinha de troca, música. Com tantos atrativos, a Feira já se tornouum ponto de encontro e reforça a ideia e a prática de um consumo maisconsciente e solidário.

 

O projeto evidenciao cuidado com o meio-ambiente e também com o ser humano no que diz respeito àalimentação e a preservação da natureza. Segundo avalia João Lucas, o número departicipantes da Feira vem crescendo, mostrando que as pessoas estão maisconscientes dos impactos sociais e ambientais causados pelo consumo indevido eirresponsável dos recursos naturais e da ingestão de produtos transgênicos oucom agrotóxicos.

 

A Feira conta com recursoshumanos voluntariados. Desde o início e até hoje, tem apoio financeiro do Bancodo Nordeste do Brasil (BNB). O dinheiro recebido é investido na infra-estruturae nos custos básicos do evento, como bannerse divulgação.

SERVIÇO

FeiraAgroecológica do Benfica
Data: 10de março de 2012 (sábado).
Hora: 7h às 12h
Local:Praça da Gentilândia – Benfica (Av. 13 de maio com Rua Waldery Uchôa
Fortaleza-CE