Fazenda diz que mantém 4,5% de crescimento da economia apesar de relatório apontar dois pontos mais

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 21 de setembro de 2011 as 13:18, por: cdb

Daniel Lima
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Ministério da Fazenda informou que mantém em 4,5% a previsão oficial de crescimento da economia para 2011. No relatório Economia Brasileira em Perspectiva, divulgado nos Estados Unidos, pelo Ministro da Fazenda, Guido Mantega, não consta a projeção, mas sim o crescimento previsto em 12 meses, de 4,7%.

Segundo o ministério, o documento divulgado por Mantega não trouxe a projeção de alta do Produto Interno Bruto (PIB) devido à limitação de páginas após orientação editorial da Secretaria de Política Econômica (SPE), que edita o documento. “A publicação Economia Brasileira em Perspectiva tem uma limitação de páginas, dada a sua nova orientação editorial na SPE/MF, e, como foi produzida uma seção especial sobre o Brasil nas Crises, algumas informações que se repetiam foram retiradas. Até o presente momento, o Ministério da Fazenda mantém oficialmente a previsão de crescimento do PIB em 4,5% para 2011”, informou o ministério em nota.

Diferentemente dos relatórios anteriores, os números foram divulgados nos Estados Unidos, onde Mantega participa, esta semana, do Encontro Anual do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, em Washington. O Ministério da Fazenda disponibilizou em seu site uma versão em inglês do relatório. A tradução para o português, informou a assessoria do ministro, deverá ser publicada até o final da semana.

Edição: Lana Cristina