Favorecimento

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 18 de maio de 2007 as 11:52, por: cdb

Dez entre cada dez servidores municipais do Rio estão furiosos com o prefeito Cesar Maia. Motivo: inopinadamente, no ano passado o prefeito determinou que o pagamento de todo o funcionalismo carioca fosse obrigatoriamente depositado no Santander, um banco multinacional que tem pouquíssimas agências na cidade. A direção do Santander, magnanimamente, prometeu aos servidores que iria abrir 129 agências na cidade. Não abriu agência alguma e os servidores ficaram nas filas.

Desumanidade I

O empréstimo do tipo crédito consignado, que é descontado direto das aposentadorias e pensões dos idosos, continua a ser um negócio da China para bancos e financeiras. O montante de operações subiu 47,4% nos doze meses encerrados em março, alcançando R$ 52,778 bilhões. Traduzindo: o aposentado pede empréstimo a um banco, não consegue pagar e pega mais dinheiro em outro banco. É uma desumanidade.

Desumanidade II

Os grandes bancos de varejo estão cada vez mais voltados para o tal crédito consignado e já começam a aplicar um novo golpe, fazendo operações especiais para funcionários de empresas privadas, que também terão as prestações retiradas direto de seus pagamentos, sem que vejam a cor do dinheiro.

Famintos

Aproximadamente 854 milhões de pessoas passam fome, segundo as Nações Unidas. O número não está caindo, embora em 1996 os países ricos tenham se comprometido a reduzir pela metade o número de pessoas com fome crônica. Dos 854 milhões de famintos que há no mundo, 820 milhões vivem em países em desenvolvimento, 25 milhões são da antiga União Soviética e nove milhões vivem nos países mais ricos.

Decepção total

A cada ano, os políticos decepcionam mais a opinião pública. A façanha mais recente foi aumentar 28,5% nos salários dos 594 congressistas, do presidente da República, do vice e dos 35 ministros. O impacto aos cofres públicos é de aproximadamente R$ 610 milhões anuais, porque deputados estaduais e vereadores têm salários vinculados aos contracheques do Congresso. Por isso, se o voto passar a ser facultativo, as seções eleitorais ficarão às moscas. Os políticos comparecerão sozinhos, para votar neles mesmos.

Dependência

O Congresso chinês prepara uma norma destinada a prevenir a “dependência de internet” entre os jovens. O governo de Pequim sonha em adotar medidas que ajudem a proteger os menores de 18 anos da “influência negativa para o desenvolvimento juvenil” que o uso excessivo de jogos na internet provoca nos jovens. O problema é que nenhum país jamais conseguiu reprimir por decreto o uso de internet. 

Biriteiras

As irlandesas e as inglesas são as mulheres que mais bebem álcool, segundo pesquisa publicada pelo jornal britânico The Independent on Sunday. O relatório revela que 57% das irlandesas e 33% das inglesas bebem álcool de forma abusiva, consumindo 11 vezes mais do que as italianas e alemãs. Os postos seguintes no consumo abusivo de álcool são ocupados pelas islandesas, eslovacas e americanas.

Biriteiros

Os irlandeses lideram a lista de bebedores, com porcentagem de 49%, seguidos pelos belgas (48%), poloneses (47%) e colombianos (46%), Por incrível que pareça, os ingleses e escoceses, segundo o estudo, não ocupam lugar destacado entre os que fazem consumo abusivo de álcool. Como os brasileiros não foram pesquisados, as pesquisas de nada valem.