Farc incendeiam 12 caminhões em estrada colombiana

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 10 de abril de 2003 as 12:27, por: cdb

A guerrilha das Farc incendiou 12 caminhões que transportavam carga de Buenaventura o maior da Colômbia no Pacífico, informaram , porta-vozes policiais em Cali nesta quinta-feira.

Os veículos foram imobilizados na noite desta quarta-feira em um reserva ilegal que os rebeldes estabeleceram em Tragedias, uma paragem nas montanhas de Dagua, 42 quilômetros ao noroeste dessa cidade, que é a capital departamental do Vale do Cauca.

O comandante da polícia regional, coronel Alvaro Caro, explicou nesta quinta-feira aos jornalistas que os guerrilheiros exigiram dos motoristas que atravessassem os caminhões na estrada e, depois de obrigá-los a descarregá-los, queimaram os veículos.

Uma patrulha da instituição que vigiava a via chegou ao local, mas “foi recebida com uma fustigação bastante forte”, disse o oficial.

A ação manteve fechado o tráfego pela estrada até as 5.00 hora local desta quinta-feira (7.00 de Brasília), quando os efetivos conseguiram desobstruir a via.

“Toda a noite se esteve trabalhando no desbloqueio da via”, informou Caro.

O ataque foi atribuído à coluna Arturo Ruiz das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), a primeira guerrilha do país, que com freqüência realiza ações nessa estrada.

A via comunica o centro do país com o porto de Buenaventura situado uns 600 quilômetros ao sudoeste de Bogotá e um dos principais terminais marítimos colombianos.

Por enquanto, se desconhece se os caminhões transportavam carga de importação ou de exportação.