Falta de planejamento

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 7 de janeiro de 2013 as 09:30, por: cdb

Entre tantas outras coisas importantes, a diferença da Globo em relação às demais emissoras é o seu bom planejamento. Tudo é previsto, avaliado e calculado no devido tempo antes de ser colocado em prática. Algumas, como Band e Record, têm procurado se corrigir neste aspecto. Ainda estão longe do estágio ideal, mas pelo menos, há um trabalho em relação ao que se deseja fazer a curto prazo.

O SBT, de todas, é a única que não se preocupa com isso. Tudo vai do momento e da improvisação. “Carrossel” deu certo, por isso foi espichada. Para o seu lugar, se aposta em “Chiquititas”, que tem uma pegada diferente. Pode até dar certo, mas é mais um chute no escuro.

Não fosse isso, toda a sua “linha de shows” hoje é composta por produtos que já entraram na hora extra, casos de “Astros”, “Aventura Selvagem”, “Supernanny” aos sábados etc.

Uma pesquisa recente encomendada pelo SBT, cujos resultados a sua direção não faz nenhuma questão de divulgar, revelou que de todas as emissoras é, sem dúvida, a que o público mais gosta. Mas também mostrou que é uma televisão ultrapassada e que insiste em viver do passado.

TV Tudo

 

Vem aí

 

“Band Zoo”, já registrado, é o título do novo programa da Nadja Haddad nas tardes da Band.

O formato, de acordo com informações de bastidores, é semelhante ao do “Vídeo News”, só que mais turbinado. A Nadja volta hoje de um período de férias.

Barraco daqueles

No roteiro do “Super Crô”, escrito pelo Aguinaldo, tem o casamento do protagonista, Marcelo Serrado, com Jean Jacques (Carlos Machado), irmão gêmeo de Ferdinand – vilão da novela “Fina Estampa”. É o momento mais apoteótico.

Na hora do “alguém tem alguma coisa contra…”, o Zoiudo, Alexandre Nero, vai levantar o braço e armar o grande barraco do filme.

 

História da cigarra

 

Enquanto as concorrentes descansam e praticamente desceram a porta do departamento de esportes neste começo de ano, a Globo mandou o Abel Neto acompanhar a apresentação do jogador Lucas no PSG.

Foi feito, inclusive, um farto material sobre a sua estreia, no amistoso contra o Lekhwiya, no Catar.

Tem uma coisa

A Globo botou no ar outra chamada do “Big Brother Brasil”, dando destaque a uma conversa do Pedro Bial com o robozinho.

Tudo bem se a Record não fizesse isso há muito tempo. Na “Fazenda” sempre foi assim, com o Britto e os demais participantes interagindo com os bichos. De duas, uma: ou falta de criatividade ou de atenção.

 

No que dá

 

A direção da Record, meio que na surpresa, antecipou a estreia da série “José do Egito” para o dia 30 deste mês, e também de última hora decidiu que a sua exibição será uma vez por semana.

Entre outras consequências, um completo desespero se instalou em alguns dos seus mais diferentes setores. No comercial, por exemplo, meio que às pressas o pessoal botou a pastinha debaixo do braço e saiu pra tentar vender.

 

Depois reclamam

 

A nota acima bate exatamente com o que foi escrito lá no começo. Fora a Globo, todas as demais trabalham sem nenhum planejamento. As decisões são tomadas de acordo com o humor dos seus diretores, sem observar qualquer critério ou avaliar as consequências. Tudo nas escuras, dificultando a vida de todo mundo, especialmente das afiliadas.

Como é que pode dar certo desse jeito?

Preferência por ele

 

Tiago Leifert, a princípio, está confirmado como apresentador do próximo “The Voice Brasil”. Ele foi bem pra caramba e tem a preferência do Boninho.

O problema todo está no início desta próxima edição. Se começar em julho, tudo bem. Antes, junho por exemplo, vai complicar porque irá coincidir com a Copa das Confederações. O melhor agora, antes de cravar qualquer coisa, é esperar.

 

Como ficamos?

Insatisfeito com a programação local da Inter TV, afiliada da TV Globo no norte de Minas, um candidato à câmara de vereadores de Curvelo, se eleito, prometeu retirar o sinal da emissora e substituir pelo da TV Globo – Belo Horizonte.

Pois bem, eleito e no desempenho das funções, já tem gente batendo na porta, cobrando a promessa de campanha. E agora?

 

Suspense – 1

 

Rolou um comentário de que a entrada da Sonia Braga em “Salve Jorge”, depois de anunciada não iria mais acontecer. Isto, provavelmente em função da ausência de informações sobre o seu papel na novela.

Mas não é bem assim. Consultada, a autora Glória Perez informa que nada se modificou. O plano é o mesmo. Ela só não dá maiores detalhes sobre esta participação. Faz mistério.

Suspense – 2

 

Curiosamente, nos bastidores da Globo, falam também de um plano B, se a participação da Sonia, por qualquer motivo ou pelos seus compromissos nos Estados Unidos, acabar não sendo possível.

Neste caso, outra grande atriz, Christiane Torloni, seria convocada para esta função.

Igor Rickli
Igor Rickli

Legenda

O estreante e vilão da próxima novela das seis da Globo, “Flor do Caribe”, Igor Rickli, durante as primeiras  gravações no Rio Grande do Norte

 

 

 

 

 

Bate – Rebate

·       Eduardo Grillo assumiu a bancada do “Jornal das Dez”, da Globo News. A titular Mariana Godoy está em férias com a família em São Miguel dos Milagres, Alagoas.

·       O mesmo acontece com o “Estúdio i”. Leilane Neuberth está apresentando no lugar da Maria Beltrão.

·       Depois de dois anos trabalhando em Nova York, Luciana Liviero está de volta ao Brasil.

·       E agora deve ficar na redação da Record, em São Paulo.

·       As TVs do Rio, todas, deram um show durante a cobertura das fortes chuvas na Baixada Fluminense.

·       Sem medo ou frescura, os seus repórteres botaram o pé na lama e foram mais próximos de onde estava a notícia.

·       Em São Paulo, parece, o pessoal não gosta de sujar o sapato.

·       Um dos poucos que faz isso ou que não existe tempo ruim é o José Roberto Burnier.

·       Está no ar – na própria, claro – uma chamada  anunciando que “em 2013 a ‘Libertadores’ é no SporTV”.

·       O anúncio é fruto do contrato de troca de conteúdo entre Globosat e Fox Sports, que terá direito a parte do Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil.

 

C ´est fini

A proposta de incluir o site das afiliadas do SBT na homepage da cabeça de rede continua em pé e o contato com todas já foi feito. Mas até agora apenas o SBT – RS concluiu o processo.

Isso acontece porque, entre tantos outros problemas, muitas delas por esse Brasil afora não possuem sequer um site. Aí complica.

 

A festa de Ano Novo, em grande parte das emissoras de televisão, se estendeu até ontem, domingo. Espera-se que a partir de hoje, parte deste povo volte ao trabalho e as coisas voltem a acontecer. Feliz 2013 aos que chegam.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Colaboração:   José Carlos Nery

anunciocolunatv