Falso aviso de atualização do Outlook Express pode atacar PCs

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 9 de fevereiro de 2010 as 13:39, por: cdb

Uma campanha maliciosa de spam flagrada pela empresa de segurança Panda Labs usa um falso aviso de atualização de software para levar as vítimas a instalar um Trojan (cavalo-de-Tróia). Bem engendrado, o ataque oferece presentes arriscados.

O e-mail, que a fabricante de antivírus Panda registrou em uma captura de tela, tenta se passar por uma mensagem do serviço de suporte da Microsoft. Com uma linha de assunto convincente e um conteúdo que reforça o conselho de manter seu computador sempre atualizado, a mensagem é um exemplo de ataque com base em engenharia social.

Mas, apesar da ausência de qualquer tipo de erro gramatical, o e-mail comete alguns deslizes que o denuncia. O primeiro é que nem a Microsoft, nem outra empresa enviam atualizações como anexos de e-mail. O segundo é o próprio arquivo anexo. Quaquer arquivo que venha com um e-mail deveria atrair suspeitas. Mesmo que seu aplicativo de antivírus permita a chegada do anexo, é uma boa ideia carregar o arquivo no site Virustotal.com para uma varredura adicional.

A menos que o anexo seja parte de um ataque em pequena escala, são grandes as chances de que pelo menos algumas das ferramentas do site identifiquem a ameaça. A Panda avisa que quem abrir o anexo e executar o arquivo .exe incluído nele vai causar a instalação do cavalo-de-Tróia Bredolab.Y. Como bônus, ele também vai baixar um programa antivírus falso chamado SecurityTool.