Fafi vai comemorar Dia Internacional da Dança com tributo a mestres

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 19 de abril de 2012 as 11:21, por: cdb

Publicada em 19/04/2012, às 14h20

Por Brunella França

Fafi vai comemorar Dia Internacional da Dança com tributo a mestres

Marcos Salles

As apresentações de dança pop e contemporânea acontecerão na praça Pedro Caetano, que fica na Fafi

Em comemoração ao Dia Internacional da Dança (29 de abril), a Escola de Teatro Dança e Música Fafi vai prestar um tributo aos três anos de falecimento dos mestres da dança pop e contemporânea: Michael Jackson, Pina Bausch e Merce Canningaham.

A homenagem será na quarta-feira (25), a partir das 19 horas, com a apresentação do espetáculo de Le Parkour da Equipe WR (Wall Runners), na praça Pedro Caetano, na própria escola.

Em seguida, haverá uma mesa-redonda com o tema “Os legados dos mestres da Dança Pop e Contemporânea, Michael Jackson, Pina Bausch e Merce Canngnham para a Dança no século XXI”, no auditório da Fafi.

De acordo com o coordenador de Dança da instituição, Renato Santos, o ciclo das danças cênicas Pop e Contemporânea no Ocidente, no século XX, teve início com Fred Astaire, Isadora Duncan e Martha Graham. E o verão boreal do hemisfério norte, em 2009, marcou o fim desse ciclo com a morte dos ícones Michael Jackson, Pina Bausch e Merce Canningaham.

“Jackson, Pina e Canningaham projetaram esses estilos da dança para um espaço de infinitas possibilidades, rompendo as fronteiras das ciências, das tecnologias, das artes, das mídias e das etnias para as danças”, afirma o coordenador.

Dia Internacional da Dança

Criado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), o Dia Internacional da Dança é comemorado sempre no dia 29 de abril. Foi nessa data que nasceu Jean-Georges Noverre (1727-1810), o criador do balé moderno.

Homenageados
Michael Jackson (29 de Agosto de 1958 / 25 de Junho de 2009)
O Rei do Pop – Cantor, dançarino, produtor, empresário, compositor, arranjador vocal e filantropo norte-americano. Criador de um estilo totalmente novo de dançar, utilizando principalmente os pés. Com suas performances e canto revolucionou a linguagem audiovisual dos videoclipes, sendo o primeiro cantor negro americano a ser constantemente exibido na MTV.

Pina Bausch (27 de Junho de 1940/ 30 de Junho de 2009)
Dança, Teatro – Coreógrafa, dançarina, pedagoga de dança e diretora do balé alemão. Revolucionou o mundo das danças e das coreografias em todos os continentes. “O que me interessa não é como as pessoas se movem, mas sim o que as move”, dizia Pina Bausch.

Merce Canngnaham (16 de Abril de 1919 / 27 de Julho de 2009)
Coreógrafo, bailarino e pesquisador. Canngnaham marca a dança mundial estabelecendo uma relação muito particular com as artes plásticas e a música contemporânea, revolucionando as artes visuais e de performances, explorando novas possibilidades técnicas e artísticas. 

Com edição de Deyvison Longui