FAB estuda envio de mais aviões ao Chile para trazer brasileiros

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 2 de março de 2010 as 11:16, por: cdb

A aeronave da Presidência da República com 30 brasileiros que estavam no Chile durante o terremoto do último sábado pousou na madrugada desta terça-feira na Base Aérea de São Paulo. De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), o avião – um VC-2 fabricado pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) – chegou às 2h25.

A FAB confirmou que já está sendo negociado o envio de outras aeronaves ao Chile para objetivo de trazer brasileiros que permanecem no país vizinho, mas ainda não foi definida uma data para a decolagem dos aviões.

Na segunda-feira, o lado da presidente chilena, Michelle Bachelet, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, pediu aos brasileiros que estão no Chile que fiquem tranquilos e aguardem o restabelecimento dos voos comerciais para retornar ao Brasil. Caso necessário, Lula afirmou que a Força Aérea Brasileira (FAB) ajudará no transporte.

Depois de participar da cerimônia de posse do novo presidente do Uruguai, José Mujica, Lula seguiu para o Chile a fim de prestar solidariedade ao povo daquele país, devastado, no último sábado, por um terremoto de 8,8 graus na escala Richter. O presidente brasileiro disse que o Chile já ajudou o Brasil e que as duas nações são amigas.

Lula confirmou o envio de hospitais de campanha, que devem chegar ao Chile na próxima quarta-feira. O presidente brasileiro prometeu também enviar dois grupos de bombeiros para colaborar no resgate dos desaparecidos.