Exposição no Palácio do Planalto homenageia centenário de Luiz Gonzaga

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 4 de novembro de 2012 as 14:20, por: cdb

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Esculturas, xilogravuras e até roupas relacionadas à vida e à obra do compositor popular e instrumentista Luiz Gonzaga estão entre os itens da exposição que será aberta na próxima terça-feira (6), no Palácio do Planalto, em homenagem aos 100 anos de nascimento do Rei do Baião.

A exposição O Imaginário do Rei – Visões Sobre o Universo de Luiz Gonzaga, vai reunir obras de artistas de todo o país, quase todas criadas especialmente para a mostra. Além das obras dos artistas, haverá também fotografias, CDs e livros sobre Luiz Gonzaga.

A exposição vai até dia 5 de dezembro, no térreo do Palácio do Planalto e tem entrada gratuita. A mostra está aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos domingos, das 9h30 às 14h30. A organização é do Ministério da Cultura, via Fundação Nacional de Artes (Funarte), e a curadoria é do artista plástico, compositor e poeta paraense Bené Fonteles. Antes de chegar a Brasília, a exposição passou por Salvador (BA), Fortaleza (CE) e João Pessoa (PB).

Luiz Gonzaga também será homenageado no Palácio do Planalto na segunda-feira (5), quando será feita a premiação da Ordem do Mérito Cultura (OMC), edição de 2012, durante cerimônia com a participação da presidenta Dilma Roussef. A cada edição da OMC uma personalidade é  homenageada.

Edição: Fábio Massalli