Exposição mostra história do combate às epidemias

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 18 de outubro de 2009 as 17:22, por: cdb

Após grande sucesso em Paris, chega ao Brasil a exposição Epidemik: o Impacto das Epidemias na Sociedade ao Longo dos Séculos. A mostra, que integra o calendário oficial do Ano da França no Brasil, tem abertura para convidados no dia 19, e, de 20 de outubro a 24 de novembro, fica em cartaz no Centro Cultural da Ação da Cidadania, localizado no bairro da Saúde, no centro do Rio de Janeiro.

– De todos os eventos do Ano da França no Brasil, Epidemik chama atenção por sua autenticidade. Ela é inovadora por abordar o tema da saúde com uma linguagem multimídia e muito dinâmica. É também educativa, por dedicar-se à conscientização de cada cidadão para seu papel preventivo em situações de calamidade –, afirmou o diretor de Relações Internacionais do Ministério da Cultura, Marcelo Dantas.

O objetivo de Epidemik é mostrar, por meio de diversas instalações multimídias, um panorama histórico e científico sobre as principais epidemias mundiais e também sobre o comportamento das populações envolvidas nessas situações de crise.

 A exposição também destaca os avanços nas políticas de saúde pública e das descobertas científicas no combate às epidemias. Epidemik foi originalmente montada em Paris, em 2008, na Cité des Sciences et de l’Industrie.

O tabuleiro do jogo Capital Saúde é acessível a cadeirantes e permite que 40 visitantes participem por vez. Os jogadores deverão enfrentar situações como a gripe aviária em Cingapura e um fictício ataque biológico terrorista em Nova York. Para a exposição carioca, foi desenvolvido especialmente um programa de prevenção à dengue.

Epidemik foi realizado por uma parceria entre o Ministério da Saúde, a Cité des Sciences et de l’Industrie, Sanofi-Aventis e a Fiocruz. Conta com o patrocínio cultural do Ministério da Cultura, e apoio da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, do Instituto Butantã, da Rádio CBN e da Rede Globo.

Serviço:
Exposição Epidemik: o impacto das epidemias na sociedade ao longo dos séculos
Local: Centro Cultural da Ação da Cidadania – Avenida Barão de Tefé 75 (entrada pela rua Coelho E. Castro) – Bairro da Saúde – Rio de Janeiro
Data: aberta ao público de 20 de outubro a 24 de novembro, das 8h30 às 19h30
Telefone para agendamento das visitas escolares: (21) 3865-2128, das 9h às 17h.
Entrada franca