Exposição Hélio Oiticica, reúne 100 peças do artista

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 20 de março de 2010 as 12:01, por: cdb

A paulicéia endinherada compareceu na manhã deste sábado, no Itaú Cultural, em plena Avenida Paulista, para a abertura – apenas para convidados – da mostra Hélio Oiticica – Museu É O Mundo. Apenas alguns poucos tiveram o privilégio de conferir, em primeira mão, a coletânea de obras do mestre da pintura. Neste domingo, porém, o grande público terá acesso às obras do artista vanguardista brasileiro, cuja morte completa 30 anos em 2010.

O próprio sobrinho de Hélio, César Oiticica Filho, e o curador Fernando Cocchiarale são os responsáveis pela organização dessa exposição, que faz um retrospecto em torno da carreira desse criador. Mais de 100 peças compõem o acervo disponível para a mostra. E de uma maneira interativa, a voz do próprio Oiticica se fará presente através de gravações.

– A mostra é o processo cristalino dele. Não conheço artista que tenha tido uma consciência como a de Hélio – diz Cocchiarale.

Ao ar livre

Não parando por aí, o detalhe mais ousado e curioso foi preparado com base na vontade de Oiticica de que sua obra se expandisse além dos museus e alcançassem o povo nas ruas. Portanto, a partir deste sábado, mais cinco locais de São Paulo receberão, cada um, uma série de instalações criadas pelo artista. São eles são: Parque do Ibirapuera, Teatro Oficina, Pinacoteca do Estado, Parque Mario Covas e Casa das Rosas.

Hélio Oiticica – Museu É O Mundo
Itaú Cultural: Avenida Paulista, 149.
Tel. (011) 2168-1776.
Sábado, somente convidados.
De 21 de março a 16 de maio. Ter. a sex., das 9h às 20h. Sáb., dom. e feriados, das 11h às 20h.
Entrada Franca.