Exposição em museu mostra urbanização do Dona Marta

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 30 de agosto de 2004 as 17:50, por: cdb

A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Isaura Fraga, abre nesta terça-feira às 19h, no Museu Villa-Lobos, Rua Sorocaba 200, em Botafogo, Zona Sul do Rio, a exposição “Projeto Dona Marta”, que registra o início das obras de urbanização da comunidade.

Será apresentado também o projeto “Santa Cultura”, programação cultural que será desenvolvida durante o período das obras, visando a promover a troca de experiências morro/asfalto, por meio da arte. A mostra estará aberta para o público entre 1º e 15 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados e domingos, das 14h às 17h. A entrada é franca.

Orçado em R$ 27 milhões, o programa de urbanização do Dona Marta começou em 31 de maio com a reforma da quadra e a construção do Centro de Atividades, no valor de R$ 717.788,00. As intervenções incluem ainda melhorias habitacionais; abastecimento de água; sistema de esgoto; drenagem pluvial; pavimentação; sistema viário; contenção de encostas; reflorestamento; lazer; paisagismo; sinalização; e construção de edificações e de um plano inclinado, que servirá para transportar os moradores.

O plano inclinado terá 160 metros de desnível, com paradas previstas em cinco estações ao longo da comunidade. Na parte inferior haverá espaço para o transporte do lixo produzido no alto do morro.