Exposição e shows fazem homenagem a Elis Regina

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 5 de abril de 2012 as 12:55, por: cdb

Exposição e shows fazem homenagem a Elis Regina

Além da exposição “Viva Elis”, que exibe cerca de 200 fotos que mostram a infância e a trajetória artística da cantora, o projeto conta ainda com show de Fabiana Cozza e Zimbo Trio, no CCSP, e de Maria Rita, no palco externo do Auditório Ibirapuera.

Seja por sua voz inconfundível, pela presença de palco e personalidade marcante ou pela escolha sempre acertada de repertório, Elis Regina é considerada uma das maiores intérpretes brasileiras. Trinta anos depois de sua morte, a memória dessa cantora continua presente no cenário musical. Com o objetivo de celebrá-la, chega neste mês ao Piso Flávio de Carvalho do Centro Cultural São Paulo (CCSP) a exposição “Viva Elis”.

 

Com abertura marcada para o dia 14, às 10h, a mostra itinerante integra projeto homônimo e passará também pelo Rio de Janeiro, Recife e outras cidades. O acervo exibe cerca de 200 fotos que retratam a infância e a trajetória artística da cantora, além de ingressos e pôsteres de shows, vídeos de apresentação ao vivo, entrevistas, especiais de televisão, objetos pessoais e revistas da época.

 

A exposição conta ainda com um documentário mostrando depoimentos de diversos artistas que trabalharam com ela. Em uma sala especial, o público poderá apreciar a afinação da voz de Elis a capella (sem acompanhamento instrumental).

 

Responsável pela curadoria do projeto, Allen Guimarães, grande fã da cantora, é autor também do documentário exibido. “Tudo começou em 2005 quando realizei uma grande pesquisa em jornais e revistas para fazer o filme. Acabei reunindo um material muito rico e, quando conheci João Marcello Bôscoli, filho da Elis, passei a trabalhar com ele”. Segundo o curador, João Marcelo foi o grande idealizador do projeto. “Na verdade, todo o evento é uma grande celebração à memória dela.”, revela.

 

Ainda no dia 14, às 20h, ocorre, no CCSP, um show gratuito que reúne a cantora Fabiana Cozza e o Zimbo Trio relembrando sucessos da homenageada, entre eles, faixas do célebre álbum “O Fino do Fino”, gravado ao vivo em 1965 com acompanhamento do próprio conjunto musical.

 

Também integra o projeto a apresentação de Maria Rita no palco externo do Auditório Ibirapuera, dia 22, às 11h, com entrada franca. Pela primeira vez, a cantora interpretará somente canções gravadas por sua mãe.

 

Serviço:

 

Viva Elis. Centro Cultural São Paulo – Piso Flávio de Carvalho. Rua Vergueiro, 1.000, Paraíso, Centro. Tel. 3397-4002. De 14/4 a 20/5. 3ª a 6ª, das 10h às 20h. Sáb., dom. e feriados, das 10h às 18h. Grátis

 

Zimbo Trio e Fabiana Cozza. Centro Cultural São Paulo – Espaço Mário Chamie (Praça das Bibliotecas). Rua Vergueiro, 1.000, Paraíso, Centro. Tel. 3397-4002. Dia 14, 20h. Grátis.