Exportações da Alemanha voltam a aumentar em janeiro

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 9 de março de 2012 as 09:24, por: cdb
Alemanha
As exportações alemães subiram 2,3%, superando a previsão de 1,6% de alta

As exportações da Alemanha voltaram a aumentar em janeiro, apoiadas pela forte demanda de fora da zona do euro em crise, elevando o superávit comercial e reforçando as esperanças de que a maior economia da Europa terá evitado uma recessão no inverno europeu.

Segundo dados do Escritório Federal de Estatísticas, ajustados sazonalmente, as exportações subiram 2,3%, superando a previsão de 1,6% de alta de uma pesquisa da agência inglesa de notícias Reuters com 18 economistas. As exportações haviam caído 4,4% em dezembro -a queda mais acentuada em quase três anos.

– As exportações se recuperaram das quedas do final do ano, disse Christian Schulz, do banco Berenberg. “A Alemanha está lucrando com sua forte diversificação. Quando a zona do euro está debilitada, a demanda de economias emergentes ajuda.”

Dados não ajustados mostraram que as exportações para países da zona do euro subiram apenas 4,6% em janeiro, enquanto as exportações para países da União Europeia fora do bloco monetário cresceram 7,1% e para outros países, 15,4%.

As fortes exportações ajudaram a ampliar o superávit comercial para 14,2 bilhões de euros, ajustados sazonalmente, de 13,9 bilhões de euros no mês anterior, superando o consenso das previsões de uma queda para 13,5 bilhões de euros.