Explosões no Marrocos matam 20 pessoas

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 16 de maio de 2003 as 23:07, por: cdb

Um representante do governo do Marrocos confirmou na noite desta sexta-feira que pelo menos 20 pessoas morreram em uma série de explosões registrada na noite desta sexta-feira na cidade de Casablanca.

Há informações de que pelo menos quatro explosões teriam ocorrido em locais diferentes da cidade. Segundo as autoridades, um dos locais atingidos foi uma centro freqüentado por judeus.

Um jornalista local, Aboubakr Jammai, disse à BBC que ele tinha conhecimento de explosões que haviam ocorrido perto de um local freqüentado por espanhóis, uma sinagoga, um cemitério judeu e um hotel.

Jammai disse que pelo menos uma das explosões teria sido obra de um ativista suicida.

Carros-bomba

Autoridades da área de segurança pública marroquinas ouvidas pela agência de notícias Associated Press disseram que veículos semidestruídos foram vistos nos locais das explosões – o que sugere que houve o uso de carros-bomba.

Também há a informação de que um suicida teria explodido uma bomba dentro da casa noturna no centro de Casablanca, matando várias pessoas.

As explosões ocorreram apenas quatro dias depois de uma série de explosões, provocadas por ativistas suicidas, ter sacudido a Arábia Saudita, matando 34 pessoas.

O Marrocos tem sido um aliado dos Estados Unidos em termos de política externa, mas lamentou que uma saída pacífica não fosse encontrada para evitar a recente ofensiva militar americana contra o Iraque.