Explosões matam 19 na Índia

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 2 de outubro de 2004 as 10:57, por: cdb

Pelo menos 19 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas na madrugada deste sábado na explosão de duas bombas no principal centro comercial de Dimapur, no Estado de Nagaland, no Nordeste da Índia. Os feridos estão em estado grave e o número de vítimas pode aumentar. Ainda não está claro qual dos muitos grupos separistas que atuam na região seria responsável pelo ataque.

A primeira bomba foi detonada em uma estação de trem próxima ao centro comercial, que estava lotada de pessoas. A segunda explodiu em um mercado chamado Hong Kong, especializado em produtos contrabandeados. Segundo testemunhas, as explosões ocorreram com um minuto de intervalo entre si.

Os dois lugares são alguns dos mais populares dessa cidade, situada no sudoeste de Nagaland, e estavam lotados pois hoje é celebrada a festa nacional na Índia, dia em que se comemora o aniversário do nascimento de Mahatma Gandhi, pai da independência do país.

O chefe do governo regional de Nagaland, Neiphiu Rio, junto com sua administração, foi de Kohima, a capital do Estado, para Dimapur, para avaliar os fatos e a situação. A região de Nagaland é palco da atuação de militantes separatistas desde 1956, mas nos últimos sete anos o principal grupo separatista do estado, o Conselho Nacional Socialista de Nagaland (NSCN), vem negociando com o governo indiano. Isso levou a um cessar-fogo. O NSCN foi o responsável por uma explosão semelhante na estação de Timupur em 1993.