Explosão em Tel Aviv deixa pelo menos 14 feridos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 25 de janeiro de 2002 as 10:56, por: cdb

Pelo menos 14 pessoas ficaram feridas em uma explosão ocorrida nesta sexta-feira, na cidade de Tel Aviv, em Israel. A explosão ocorreu em uma área comercial próxima à antiga estação de ônibus, no centro da cidade, geralmente lotada antes do Sabá (descanso religioso judeu que ocorre aos sábados). Segundo testemunhas, a polícia cercou a área atingida e ambulâncias se dirigiram ao local. De acordo com uma investigação preliminar, a explosão foi causada por uma bomba, aparentemente detonada por um homem que estava em uma motocicleta. O motociclista morreu.

O incidente ocorreu em meio a uma nova escalada de violência no Oriente Médio, após uma série de ataques suicidas de palestinos e de assassinatos específico cometidos por Israel. Nenhum grupo assumiu a responsabilidade pela explosão desta sexta-feira. Mas o grupo militante islâmico Hamas havia prometido vingar o assassinato de um de seus líderes, Baker Hamdam, na quinta-feira.

Também surgem notícias de que soldados israelenses mataram a tiros dois integrantes do Hamas que estariam armados e teriam tentado se infiltrar no assentamento judaico de Gush Katif, na Faixa de Gaza. Quatro outros membros do Hamas foram mortos em uma batida israelense na cidade de Nablus, na Cisjordânia, no começo da semana. Israel diz que suas operações são medidas defensivas necessárias. Os palestinos, por sua vez, alegam que a ação israelense está agravando a violência na região.