Explosão em mesquita deixa mais de 40 mortos, no Paquistão

Arquivado em:
Publicado Sexta, 21 de Dezembro de 2007 às 11:01, por: CdB

Um número superior a 40 mortos foi o saldo de um ataque suicida, nesta sexta-feira, em uma mesquita no noroeste do Paquistão, perto da fronteira com o Afeganistão. A mesquita onde ocorreu o ataque fica próxima à casa do ex-ministro do Interior Aftab Khan Sherpao, na cidade de Peshawar.

No momento da explosão, cerca de mil pessoas estavam no templo, celebrando o feriado muçulmano de Eid. Entre os fiéis estava Sherpao, que sobreviveu ao ataque, mas afirmou que seu filho ficou ferido. Dezenas de pessoas ficaram feridas e foram atendidas em um hospital próximo e as autoridades paquistanesas afirmam que o número de mortos pode aumentar.

Ataques em série

Um policial afirmou que o suicida estava dentro da mesquita, na segunda fila atrás de Sherpao. Este foi o segundo ataque em oito meses supostamente visando Sherpao, que é um aliado próximo do presidente Pervez Musharraf.

O ex-ministro concorre a uma cadeira no Parlamento nas eleições gerais do mês que vem. Testemunhas descreveram o incidente dentro da mesquita, no distrito de Charsadda, perto de Peshawar.

- Estávamos fazendo as orações quando esta grande explosão ocorreu. Quase explodiu nossos tímpanos - disse Shaukat Ali, de 26 anos, que estava no local.

Uma onda de ataques suicidas tem ocorrido no país, nos últimos seis meses, em sua maioria no noroeste do país e visando membros do governo ou do Exército. Mais de 600 pessoas já foram mortas nesses ataques, incluindo 200 soldados.

Grupos de militantes pró-Talebã são acusados pelos atentados, que teriam o objetivo de retaliar contra operações militares contra eles em áreas perto da fronteira com o Afeganistão.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo