Explosão em cidade curda mata quatro e deixa pessoas 20 feridas

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 24 de dezembro de 2003 as 09:25, por: cdb

A explosão de um carro-bomba perto de um prédio do governo na cidade curda de Irbil, no norte do Iraque, deixou pelo menos 4 mortos e 20 feridos. O carro explodiu do lado de fora dos portões do prédio do Ministério do Interior. Além do homem que detonou a bomba, morreram dois guardas e uma pessoa que passava pelo local.

Irbil, cerca de 500 quilômetros ao norte de Bagdá, se encontra sob controle das milícias do Partido Democrático Curdo (KDP), liderado por Massud Barzani, um dos 25 membros do Conselho do Governo iraquiano. O norte do país, de maioria curda, tem vivido menos ações violentas do que o restante do Iraque desde que forças militares lideradas pelos Estados Unidos tiraram do poder o ex-presidente Saddam Hussein em abril. Mas muitos carros-bomba tiveram como alvo tropas norte-americanas e iraquianos que trabalham com os EUA na região.

A área curda do território iraquiano vinha sendo a região mais estável do país desde que a invasão coordenada pelas forças lideradas pelos EUA, em abril. As informações foram retransmitidas pela Dow Jones.