Explosão deixa mais de 50 feridos na Colômbia

Arquivado em:
Publicado Domingo, 16 de Novembro de 2003 às 10:06, por: CdB

Pelo menos 50 pessoas ficaram feridas neste sábado à noite na explosão de duas granadas de fragmentação lançadas por dois homens contra dois bares de uma região do norte de Bogotá, conhecida como "zona rosa" por seus pontos de diversão e lazer.

A Polícia colombiana acusou neste domingo as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) de serem responsáveis pelo atentado. "Parece que foram as Farc", disse aos jornalistas o diretor da Polícia colombiana, general Jorge Castro, acrescentando que uma pessoa já foi detida.

Castro afirmou que, segundo as primeiras investigações, os donos dos estabelecimentos da chamada "zona rosa" não receberam ameaças de nenhum grupo fora-da-lei.

Vários feridos sofreram mutilações e, de acordo com dados de emissoras de rádio locais, um dos autores do atentado teria sido capturado pela Polícia de Bogotá, que o estaria interrogando.

Entre os feridos, haveria três cidadãos americanos, que podem ter vínculos com a embaixada desse país em Bogotá, disse a Rádio Caracol que não citou os nomes das vítimas.

A informação inicial era de que as deflagrações tinham sido acidentais, causadas pela explosão de botijões de gás de um restaurante.

A Rádio Caracol, que citou fontes policiais, garantiu que dois desconhecidos lançaram duas granadas de fragmentação no interior de dois bares contíguos, ferindo mais de 50 pessoas e lançando destroços e estilhaços nos imóveis vizinhos. O pânico se espalhou pela região. As salas de cinema, por exemplo, foram rapidamente esvaziadas.

As explosões, que aconteceram com segundos de diferença, foram registradas na zona do norte de Bogotá conhecida como "zona rosa", repleta de boates e restaurantes, entre outros estabelecimentos.

As testemunhas contaram às rádios locais que viram muitos feridos sendo levados para os hospitais San Ignacio, Militar e a Clínica do Country pelos organismos de socorro que atenderam a emergência.

As autoridades locais isolaram a área, tentando descobrir se havia alguma personalidade pública nos pontos atingidos.

A "zona rosa" de Bogotá é freqüentada por um grande público, especialmente nas datas especiais, como este sábado, após a disputa da partida pelas eliminatórias sul-americanas para o Mundial de Futebol Alemanha-2006, na qual a Colômbia perdeu por 0-1 para a Venezuela, em Barranquila.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo