Explosão danifica banheiro público no Japão

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 23 de novembro de 2015 as 10:58, por: cdb

Por Redação, com Reuters – de Tóquio:

Explosão no santuário de Yasukuni, dedicado aos mortos japoneses na Segunda Guerra Mundial, em Tóquio, danificou o teto de um banheiro público, mas não deixou feridos, disse a polícia nesta segunda-feira.

O incidente ocorreu enquanto mais de 100 pessoas estavam reunidas no santuário para um ritual da colheita, celebrando o dia de Ação de Graças pelo Trabalho, um feriado no país, mas a cerimônia prosseguiu.

Policiais e bombeiros no Santuário Yasukuni, após explosão, em Tóquio
Policiais e bombeiros no Santuário Yasukuni, após explosão, em Tóquio

O Santuário Yasukuni é considerado um símbolo do passado militarista do Japão, por isso as visitas de políticos japoneses ao local provocam protestos da China e da Coreia do Sul, onde a memória da ocupação e colonialismo japonês antes e durante a Segunda Guerra Mundial causa revolta.

As autoridades não disseram o que provocou a explosão, mas a polícia está investigando uma possível ligação com extremistas, informou a mídia japonesa.

A explosão deixou um buraco de 30 centímetros no teto do banheiro masculino, segundo a emissora pública de televisão NHK. Os investigadores encontraram pilhas e fios, levantando suspeitas de que possam ter sido parte de um dispositivo detonador.

A polícia recebeu uma chamada às 10h (23h de domingo em Brasília) de uma pessoa que ouviu a explosão e viu fumaça dentro do banheiro, perto da principal porta de entrada do santuário, disse um oficial da polícia à agência inglesa de notícias Reuters, sem dar mais detalhes.