Exército norte-americano realiza grande operação em Bagdá

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 24 de dezembro de 2003 as 09:54, por: cdb

O Exército americano realizou na manhã desta quarta-feira uma grande operação contra a guerrilha no sul de Bagdá, onde os moradores afirmam ter escutado explosões.

Durante quase três horas houve explosões ininterruptas e aviões sobrevoaram a cidade, a partir da 0h30 (19h de ontem, no horário de Brasília), segundo moradores do bairro Al Dura, no sul de Bagdá.

De acordo com um porta-voz militar americano, esta ofensiva fez parte da operação “Justiça de Ferro” realizada pela 1ª divisão blindada contra os rebeldes.

Apesar disso, o bairro Al Dura estava tranquilo na manhã desta quarta-feira e não havia vestígios de bombardeios. Por enquanto, não foram registradas vítimas.

– Bombardeios foram escutados o tempo todo, era como a guerra – disse Ali Sobhi, um engenheiro que vive na região.

Hareth al Ers, proprietário de uma serralheria, afirmou que os bombardeios se concentraram na região agrícola, Al Buaytha.

– Houve disparos contra os americanos e eles responderam – disse.

Estes bombardeios marcam o começo da segunda etapa da operação ‘Justiça de Ferro’. De acordo com uma fonte militar, é uma fase de movimento depois dos soldados americanos reunirem informações sobre seus inimigos.

O Exército americano cancelou um convite feito aos jornalistas para acompanhar os disparos da artilharia nesta quarta. O ataque foi feito contra posições a partir das quais os rebeldes abrem fogo contra a coalizão na região de Bagdá, segundo informações de militares.