Exército israelense retoma bloqueio da Faixa de Gaza

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 12 de maio de 2003 as 04:04, por: cdb

O Exército israelense voltou a bloquear na madrugada desta segunda-feira a Faixa de Gaza, horas após ter suspendido o sítio à região palestina, revelou um porta-voz militar.

– Por questões de segurança, decidimos aplicar um bloqueio total sobre a Faixa de Gaza até nova ordem – informou o porta-voz.

– O bloqueio impede a entrada e a saída de palestinos e estrangeiros da Faixa de Gaza, exceto por diplomatas e casos humanitários – destacou ainda o porta-voz.

Segundo fontes militares, o bloqueio foi retomado devido ao temor de atentados contra Israel.

A medida atinge principalmente 15 mil trabalhadores palestinos que haviam recebido no domingo autorização para voltar a trabalhar em Israel, mas não envolve, a princípio, outros 10 mil palestinos que moram na Cisjordânia e trabalham no território israelense.

Esta é a primeira vez que o Exército israelense proíbe de modo específico a entrada ou saída de estrangeiros da Faixa de Gaza.

Uma fonte militar israelense justificou a decisão lembrando que um britânico procedente da Faixa de Gaza realizou o atentado suicida que matou três pessoas em Tel-Aviv, no dia 30 de abril passado.

O Exército israelense havia suspendido no domingo o bloqueio sobre a Cisjordânia e a Faixa de Gaza, além de libertar dezenas de prisioneiros palestinos, por ocasião da visita do secretário de Estado americano, Colin Powell, à região.