Ex-refém das Farc escapa na Colômbia

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008 as 16:49, por: cdb

Um agricultor seqüestrado por guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) há duas semanas escapou de seus seqüestradores. Segundo fontes militares, após uma semana de fuga, ele conseguiu se salvar. O ex-refém havia sido capturado no departamento do Norte de Santander (no nordeste do país), região fronteiriça com a Venezuela.

Ricardo Correa Novoa, por quem os seqüestradores exigiam o pagamento do equivalente a US$ 100 mil (cerca de R$ 180 mil), conseguiu fugir em 30 de janeiro. Ele chegou na última terça-feira a um local patrulhado por tropas do Exército.

O agricultor, que sofreu ferimentos em sua fuga, estava em poder da frente número 45 das Farc desde 23 de janeiro. O Exército indicou que o seqüestrado passou sete dias fugindo dos seqüestradores que o perseguiam.

Ao encontrar as tropas, Correa Novoa foi enviado em um helicóptero militar para um hospital de Cúcuta (capital do Norte de Santander), onde foi diagnosticado um traumatismo craniano em decorrência de golpes sofridos na cabeça ao escapar.