Ex-presidente Itamar Franco vai aceitar cargo de embaixador na Itália

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 7 de maio de 2003 as 16:16, por: cdb

O ex-presidente Itamar Franco decidiu aceitar o cargo de embaixador do Brasil na Itália. Itamar, que chegou a pensar em desistir do cargo, porque sua indicação foi aprovada em apertada votação na Comissão de Relações Exteriores do Senado, almoçou nesta quarta-feira, no Palácio do Planalto, com os ministros José Dirceu, chefe da Casa Civil, e Luiz Dulci, secretário-geral da Presidência da República.

Os ministros Dulci e Dirceu reiteraram, durante o almoço, o convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que Itamar Franco assumisse a embaixada. Itamar deverá estar à frente da representação brasileira em Roma no mês de junho.

– O presidente Itamar já está tomando todas as providências. Ele tem algumas questões para encaminhar em Minas, ainda durante o mês de maio, mas acredito que no mês que vem ele estará em Roma, representando, para nosso orgulho, o nosso país. A resposta é definitiva -, garantiu Dirceu.

Segundo o ministro, Itamar Franco teve motivos para se sentir ofendido com a apertada votação no Senado.

– Ele foi senador 16 anos, é ex-presidente da República, além de ter sido prefeito e governador de Minas. O que ele registra, e nós concordamos, é que houve uma votação política, uma votação que não é comum no Senado -, disse Dirceu.