Ex-oficial da KGB vence eleição em área rebelde da Geórgia

Arquivado em:
Publicado Segunda, 09 de Abril de 2012 às 06:19, por: CdB

Ex-oficial da KGB vence eleição em área rebelde da Geórgia

Por Kazbek Basayev

TSKHINVALI, Geórgia, 9 Abr (Reuters) - O ex-oficial da KGB, Leonid Tibilov, pró-Rússia, venceu as eleições presidenciais da Ossétia do Sul, região separatista da Geórgia, e indicou que vai pressionar pela união do pequeno território à Rússia.

A Ossétia do Sul, região montanhosa com cerca de 30 mil pessoas, está no centro das conturbadas relações da Geórgia com a Rússia desde a ruptura do controle georgiano em uma guerra nos anos 1990.

O governo russo reconheceu a região como uma nação independente após uma breve guerra com a Geórgia em 2008. Internacionalmente a Ossétia do Sul é reconhecida apenas pela Venezuela, Nicarágua e a nação do Pacífico Nauru.

A vitória de um candidato apoiado pela Rússia certamente dará um estímulo para a influência de Moscou na região, à medida que busca dificultar as aspirações da Geórgia, apoiada pelos EUA, de entrar para a Otan.

Segundo os resultados divulgados na segunda-feira, Leonid Tibilov obteve mais de 54 por cento dos votos nas eleições para presidente, no domingo, contra o ativista de direitos humanos local, David Sanakoyev.

O governo da Geórgia rejeitou a legitimidade das eleições, chamando a Ossétia do Sul de território "ocupado" e dizendo que iria pedir para a comunidade internacional também fazerem críticas.

A Ossétia do Norte é parte da Rússia e o pedido de Tibilov implica uma união de facto da região à Rússia.

(Reportagem adicional de Margarita Antidze, em Tbilisi)

Reuters

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo