Ex-campeão mundial de xadrez disputa duelo virtual

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 7 de novembro de 2003 as 19:50, por: cdb

O ex-campeão do mundo de xadrez, Gary Kasparov, disputará na próxima semana, em Nova York, quatro partidas contra a máquina X3D Fritz, com a novidade de que se tratará de um duelo virtual no qual o tabuleiro será um gráfico informático em 3-D, e as peças se moverão através da voz.

O duelo foi apresentado nesta sexta-feira como “histórico”, e “supõe a união entre o programa de xadrez mais aperfeiçoado e o mais poderoso programa de três dimensões, para desafiar a maior inteligência de todos os tempos em matéria de xadrez”.

As partidas serão disputadas, com o clássico controle do tempo, nos dias 11, 13, 16 e 18 de novembro no Clube Atlético de Nova York.

Kasparov jogará com óculos de visão em três dimensões frente a um tabuleiro que parece flutuar no ar, ao qual ditará seus movimentos.

– É uma experiência muito interessante, o conceito do homem frente à máquina sem nada no meio – declarou o campeão russo em entrevista coletiva à imprensa.

Trata-se do terceiro duelo de Kasparov contra um computador, depois do que perdeu contra Deep Blue em 1997 e do que empatou com Deep Junior em fevereiro deste ano.

Levando em conta o ritmo de progresso dos programas, Kasparov opinou que “daqui a cinco anos, será impossível derrotar a máquina”.