Evo Morales propõe OEA alternativa ao Grupo do Rio

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010 as 09:44, por: cdb

O presidente da Bolívia, Evo Morales, disse no domingo que irá propor a seus colegas chefes de Estado durante a cúpula do Grupo do Rio a criação de um órgão regional alternativo à Organização dos Estados Americanos (OEA), que exclua os Estados Unidos.

Na segunda-feira se inicia uma cúpula de dois dias do Grupo do Rio, reunindo líderes latino-americanos e do Caribe no balneário mexicano de Playa del Carmen, em meio a esforços para unir a região dividida politicamente entre a esquerda e a direita.

– Se quisermos que o México entre para a história (pela cúpula de) amanhã e depois de amanhã, pedimos que se decida na América e na América Latina especialmente, uma nova OEA sem os Estados Unidos – disse o presidente boliviano.

Morales é aliado próximo dos presidentes da Venezuela e do Equador, Hugo Chávez e Rafael Correa, respectivamente, que no passado já apresentaram idéias similares.

– Na Bolívia, sem embaixada dos Estados Unidos, estamos melhor ainda – disse Morales na Cidade do México, onde teve um encontro com representantes de povos indígenas mexicanos.