Evento religioso tem esquema de tráfego especial no Aterro do Flamengo

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 5 de abril de 2012 as 09:02, por: cdb
Aterro do Flamengo

Neste sábado, para realização de evento religioso no Aterro do Flamengo, com palco montado em frente ao Monumento aos Pracinhas, será implantado esquema especial ao tráfego em todo o entorno daquela região, visando o mínimo de interferência na circulação viária.

A operação de trânsito contará com a participação de 250 Agentes de Trânsito da prefeitura, entre Guardas Municipais e controladores da CET-Rio, com 32 viaturas e 70 motocicletas, que trabalharão para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres, ordenar a chegada e saída dos ônibus e efetuar os bloqueios necessários.

Serão utilizados 21 painéis de mensagens variáveis, entre fixos e móveis, que informarão sobre os horários dos diversos fechamentos, sobre as restrições de estacionamento e sobre as rotas alternativas, além das condições do tráfego. O Centro de Operações Rio (COR) estará monitorando toda a área do evento com câmeras e os técnicos da CET-Rio implantarão ajustes na programação dos semáforos, sempre que necessário, com o objetivo de garantir a fluidez do trânsito.

A operação será iniciada às 7h de sábado e somente será desmobilizada após a limpeza total das pistas pela Comlurb e liberação das vias ao tráfego.

Ônibus fretados
Todos os ônibus fretados deverão chegar ao evento pelo Elevado da Perimetral, que será interditado a partir das 11h, com o objetivo de organizar a chegada e minimizar a interferência na circulação viária. Após acessarem o Elevado da Perimetral, os ônibus serão gradativamente conduzidos ao Aterro do Flamengo, no trecho entre o Trevo dos Estudantes e a Av. Rio Branco, para o desembarque do público. Após o desembarque, serão agrupados e conduzidos em comboio para os locais de estacionamento previstos.

Ao final do evento, os ônibus serão conduzidos gradativamente ao local de embarque, da mesma forma como na chegada. Toda a movimentação desses ônibus, que possuirão identificação diferenciada, fornecida pelos organizadores, será feita com o acompanhamento dos motociclistas da Guarda Municipal e da CET-Rio.

Principais interdições
O Elevado da Perimetral, na pista sentido Aterro do Flamengo, será interditado às 11h. Após esse horário, somente ônibus destinados ao evento, portando identificação fornecida pelos organizadores, poderão acessá-lo, a fim de se dirigirem ao Aterro do Flamengo para o desembarque do público. A previsão de encerramento desta interdição é 17h.

Às 12h, serão interditadas as pistas do Aterro do Flamengo, em ambos os sentidos, no trecho correspondente à Área de Lazer, visando a segurança do público que se deslocará para a área evento. A previsão de encerramento desta interdição é à 0h (meia-noite).

Às 14h, será fechada uma pista da Av. Beira Mar (mais próxima ao Aterro do Flamengo), com o objetivo de permitir a ocupação pelo público. A pista da Av. Beira Mar junto à Praça Paris permanecerá aberta ao fluxo de veículos. A previsão encerramento desta interdição é à 0h (meia-noite).

Acesso ao aeroporto Santos Dumont
O acesso ao Aeroporto Santos Dumont não será interrompido em nenhum momento. Os veículos provenientes da Zona Norte deverão acessá-lo através da Av. Rio Branco ou do Mergulhão da Praça XV e, em seguida, o Trevo dos Estudantes. Os veículos provenientes da Zona Sul deverão acessá-lo através da Praia do Flamengo, a Av. Beira Mar e o Trevo dos Estudantes.

Proibição de estacionamento

Não serão criadas áreas de estacionamentos para veículos de passeio. Além das áreas onde o estacionamento já é proibido, tanto pela sinalização existente, como as proibições previstas no Código de Trânsito Brasileiro, estará proibido o estacionamento nas seguintes vias:

• Avenida Beira Mar, em ambas as pistas, em toda a extensão;
• Avenida Augusto Severo, todas as pistas em ambos os sentidos, exceto nas baias existentes;
• Rua Teixeira de Freitas, ambos os lados, ambas as pistas, exceto nas baias existentes;
• Rua Mestre Valentim, ambos os lados, ambas as pistas;
• Praia do Flamengo, ambos os sentidos, ambos os lados, exceto nas baias existentes;
• Av. Pres. Wilson, pista à esquerda do tráfego, ao longo do bordo esquerdo do sentido do tráfego, junto às edificações de numeração par; e ao longo do lado direito junto ao canteiro divisor de pistas;
• Av. Franklin Roosevelt, ambas as pistas, ambos os lados;
• Rua da Lapa, toda a extensão, ambos os lados.

Como chegar
Para acessar a área do evento, a CET-Rio recomenda a utilização de transporte público coletivo regulamentado, bicicleta ou o deslocamento a pé.

Metrô – O público proveniente da Zona Sul deverá utilizar as estações do Catete e da Glória. Já os provenientes da Zona Norte deverão utilizar a estação Cinelândia.

Ônibus de linhas regulares – mais de 80 linhas passam pela área do evento, vindo de várias as regiões da cidade.

Não serão criadas áreas de estacionamento para o evento, o que, aliado às diversas interdições previstas, não recomenda a utilização do automóvel particular.

SEOP – A Secretaria da Ordem Pública atuará com reboques baseados em pontos estratégicos e circulando na área de abrangência do evento com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais.

Além disso, oito reboques (leves e pesados) da CET-Rio serão posicionados para desobstrução das vias em caso de quebra de algum ônibus ou outro veículo.

Recomendações importantes

– Não ir de carro ao evento, usar transporte público coletivo (ônibus ou metrô);
– Respeitar os locais de proibição de estacionamento e os horários;
– Para sua segurança, os pedestres só devem fazer a travessia das vias nos locais semaforizados;
– É muito importante que sejam respeitadas as orientações dos Agentes de trânsito e também de toda sinalização implantada na área;
– Os motoristas deverão observar a sinalização indicativa de proibição de estacionamento. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos;
– Aos motoristas que não necessitarem passar nas proximidades das vias envolvidas no evento é sugerido que evitem trafegar nas regiões impactadas, utilizando rotas alternativas. No acesso da Zona Sul à Zona Norte, e vice-versa, por exemplo, há a opção dos Túneis Rebouças e Santa Bárbara.