Evento em Brasília discute as questões de raça na literatura

Arquivado em:
Publicado Segunda, 10 de Dezembro de 2012 às 07:47, por: CdB

Será realizada nesta segunda-feira (10), em Brasília, a 1a Jornada de Literatura Afro-Brasileira Contemporânea, que vai debater os problemas da autoria, da linguagem e da recepção das publicações sobre as questões de raça. O evento é promovido pela Universidade de Brasília (UnB), com o apoio do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
De acordo com a técnica do Ipea, Tatiana Dias Silva, as populações negras brasileiras têm buscado formas de falar de si e do mundo e um dos pontos fundamentais diz respeito à maneira como as questões de raça são tratadas pela Literatura e suas implicações para o desenvolvimento de políticas de promoção da igualdade racial.

Nas duas últimas décadas, foi possível observar um aumento de visibilidade da representação negra na sociedade – seja nos meios de comunicação de massa, nas artes, na música e na literatura, seja no campo acadêmico – e o questionamento de seu caráter “marginal” diante das formas de expressões dominantes, avalia ainda a técnica.

Programação

No período da manhã, o tema Representação de negras e negros na cultura brasileira foi apresentado por Nelson Olokafá Inocêncio, de Brasília, enquanto Narrativas literárias e a emergência de intelectuais negras será feito por Fernanda Felisberto, doutora pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Em seguida foi discutida Margem como utopia: a literatura periférica e seus valores de uso e de troca, por Alexandre Graça Faria, professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG) e Saraus da periferia de São Paulo: poesia entre goles, silêncios e aplausos, por Lucía Tennina, professora da Universidade de Buenos Aires.

No período da tarde, a programação do evento prevê a apresentação do tema Rosas e guerreiras: a representação das mulheres negras no rap do grupo Atitude
Feminina, por Andressa Marques, mestranda da UnB; O papel simbólico da autoria feminina nos Cadernos Negros, por Adélia Mathias, mestranda da UnB e A presença negra na teledramaturgia brasileira: uma leitura fílmica e acadêmica de A negação do Brasil, de Joel Zito, por Douglas Sousa, doutorando da UnB.

Haverá ainda Performance Espelhos Negros, apresentado pela atriz e mestranda da UnB Cristiane Sobral, seguido de bate-papo também com a atriz sobre Palavras negras a refletir a nossa luz.

Da Redação em Brasília

 

..

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo