Evento comemora o Dia Nacional do Imigrante Italiano

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012 as 15:37, por: cdb

Ribeirão Preto, 28 de Fevereiro de 2012

Evento comemora o Dia Nacional do Imigrante Italiano
O evento foi realizado no Teatro Municipal no último sábado, dia 25 de fevereiro

 

Fotos Divulgação

O evento contou com danças típicas e populares da Itália

 
Um evento em comemoração ao Dia Nacional do Imigrante Italiano foi realizado em Ribeirão Preto no último sábado, 25 de fevereiro, no Teatro Municipal. A realização do evento é da Sociedade Dante Alighieri com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Cultura.

O evento contou com a execução dos Hinos Brasileiro e Italiano pela Banda Regimental de Musicas do CPI-3 da Polícia Militar; a palestra “Imigração Italiano no Brasil”, com a palestrante Maria Cusumanu Mazzi, professora da Unesp de Araraquara; apresentação do Grupo Folk Dante Alighieri, com a coreografia da professora Fernanda Sartore Silva. Foram apresentadas danças típicas e populares de diversas regiões da Itália.

A comemoração contou ainda com a apresentação do Grupo de Teatro Dante Alighieri, com direção de Celso A. Rodrigues e a exposição Memorial do Imigrante Italiano, do artista Plástico Francesco Segneri, no Saguão do Teatro Municipal.

De acordo com o presidente da Sociedade Dante Alighieri, Mario Perrotta, o objetivo do evento é divulgar a cultura Italiana no Brasil e fortalecer as tradições italianas, que sempre fizeram parte da história da formação do município.

 

O objetivo do evento é divulgar a cultura Italiana no Brasil e fortalecer as tradições italianas

 

Dia Nacional do Imigrante Italiano

Em 21 de fevereiro de 1824 aconteceu o primeiro desembarque de imigrantes italianos em Vitória, Espírito Santo. Para homenagear a contribuição que a imigração italiana trouxe à cultura e a economia brasileira, foi instituído, pelo governo brasileiro, o dia 21 de fevereiro como o Dia do Imigrante Italiano.

A data foi instituída pela Lei Federal 11.687, de 2 de junho de 2008, pelo ex-vice-presidente José Alencar Gomes da Silva.

Em Ribeirão Preto, a data foi incluída no Calendário Oficial do Município, por intermédio do Projeto de Lei 447/2010 do Vereador Coraucci Neto, convertido pela prefeita Dárcy Vera na Lei 21.217 de 19 de fevereiro de 2010, homenageando e reconhecendo a importância de colônia Italiana e de seus descendentes.