As principais competições esportivas européias foram suspensas nesta quarta-feira em respeito às vítimas do maior atentado terrorista da história, que assolou os Estados Unidos.
Todos os jogos da Copa dos Campeões, o mais importante torneio interclubes de futebol do continente, e da Copa da Uefa marcados para esta semana foram cancelados.
As oito partidas realizadas na terça-feira pela Copa dos Campeões tiveram o minuto de silêncio. No principal confronto da rodada, entre o espanhol Real Madrid e a italiana Roma, os jogadores das duas equipes entraram em campo com uma braçadeira preta.
O diretor executivo da Uefa, Gerhard Aigner, afirmou que o futebol europeu respeita as perdas e o sofrimento nos EUA.
“Vamos continuar a monitorar a segurança dentro da Europa nos próximos dias”, disse Aigner.
Pela Copa da Uefa, 43 jogos que estavam marcados para amanhã foram adiados para o dia 20 desde mês.
O futebol também foi afetado nos EUA, com o adiamento de vários jogos da Major League e das partidas da Copa Feminina de Futebol, cujos partidas seriam realizados ontem e hoje.
Autoridades dos principais esportes e organizações dos dois lados do Atlântico se manifestaram chocadas com o ataque terrorista aos norte-americanos.
O presidente do Comitê Olímpico Internacional, que tem sede em Lausane, na Suíça, Jacques Rogge, enviou cartas de condolências ao presidente George W. Bush e ao Comitê Organizador de Salt Lake City, onde serão realizados os Jogos Olímpicos de Inverno no ano que vem.
O European Golf Tour declarou “esperar que todos os envolvidos na modalidade expressem solidariedade ao povo norte-americano”. Três torneios de golfe nos EUA foram reprogramados para terem início na sexta-feira e para serem disputados ao longo de três dias ao invés de quatro.
A Major League de beisebol cancelou todos os 15 jogos programados para ontem. A NFL (liga profissional de futebol americano) ainda não anunciou se vai adiar os 14 jogos programados para o final de semana.
Na próxima rodada da NFL, estava agendado o confronto entre o New York Giants e o time do Green Bay Packers, no Giant Stadium, do outro lado do rio Hudson, de onde se avistava as Torres Gêmeas do edifício World Trade Center, que desabaram ontem após a ofensiva terrorista.
O time da capital do país, outro alvo dos atentados, Washington Redskins, também tem um jogo programado para seu estádio no final de semana, contra o Arizona Cardinals.